Assinar
Sociedade

Ponte das Tercenas será substítuida por nova obra de arte a partir de Fevereiro

Relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) diz que ponte será destruída e a solução passa pela construção de uma nova obra de arte, a partir de Fevereiro de 2012

A Ponte das Tercenas, na Praia da Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, vai ser demolida, por apresentar graves problemas estruturais e um acentuado risco de derrocada em evolução.

A informação foi revelada por Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria, na última Assembleia Municipal, e tem por base um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na sequência de uma reunião que o autarca teve com o secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, e o presidente do Instituto da Água (Inag), Orlando Jorge.

A solução encontrada para ultrapassar o problema passa pela construção de uma nova obra de arte.

O procedimento concursal foi já efectuado, prevendo-se que, em finais de Fevereiro, possa ser efectuada a adjudicação da nova ponte, que incluirá também a pavimentação de um troço entre a Ponte das Tercenas e a Ponte das Bajancas, na margem esquerda do Rio Lis, indica a Câmara de Leiria, em nota de imprensa.

Segundo o último relatório do LNEC, “dado que a obra de arte a construir implica a demolição da actual ponte, será necessário executar um desvio provisório do tráfego, realizando a pavimentação do caminho que bordeja a margem Sul do Rio Lis até à ponte situada imediatamente a montante [Ponte da Bajanca], a partir da qual se realizará então a ligação à Estrada Atlântica, interrompida com a construção da nova ponte”.

A hipótese de intervencionar a Ponte das Tercenas, enquanto é construída uma nova ponte, está posta de parte. A construção de uma ponte provisória, obra que seria executada pelo Estado Maior do Exército, também foi uma hipótese excluída pelo Inag, tendo em conta que os custos eram muito elevados.


Secção de comentários

  • Ramiro Palma disse:

    É impressão minha ou o presidente de Leiria anda a falar de algo que está no Concelho da Marinha Grande, é que o concelho de Leiria só começa umas centenas de metros mais à frente, quando começa a ciclo via…. E já agora pavimentem a margem direita (Foz/nascente), é que serve casas, a ETAR , vários terrenos agrícolas. E essa também está do lado da Marinha Grande.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados