Assinar
Cultura

Leitão da Boa Vista é rei de certame até 6 de julho (fotogaleria)

Pratos de leitão, quiches, empadas e outras guarnições, com preços a partir de 2 euros, num espaço aberto entre as 16h30 e a meia-noite, prometem tentar os adeptos da iguaria.

O Mercado de Santana, em Leiria, acolhe até dia 6 de julho, o Mercado do Leitão da Boa Vista. A inauguração decorreu ontem num espaço decorado para o local e que promete ser tentador para os adeptos da iguaria.


 

A localização é a principal novidade do certame deste ano que, normalmente, decorria na freguesia da Boa Vista, onde o “protagonista” do festival é um elemento característico e tradicional dos restaurantes locais.

Miguel Pinto, proprietário do restaurante “Pinto”, um dos representantes do festival, afirma que “é uma honra e um prazer divulgar esta iguaria da região”. O dono do restaurante conta que o festival é um desafio que espera ser um sucesso, uma vez que “o espaço é agradável para as noites de verão, os preços são acessíveis e o que se serve é de qualidade”.

Foto de Rita Bibi
Foto de Rita Bibi

Segundo o vereador Gonçalo Lopes, o espaço da restauração tem cerca de 400 lugares, um número de refeições que pretendem ultrapassar diariamente, graças à “qualidade dos seis restaurantes que participam, com mérito firmado junto da gastronomia, que vêm promover o seu produto e a sua qualidade”. Leiria encontra neste festival a possibilidade perfeita de “se colocar naquilo que é a rota da gastronomia nacional, um dos fatores de diferenciação e de atração no contexto turístico nacional, e de se projetar como capital da gastronomia do leitão”, afirma Gonçalo Lopes.

A ementa varia entre os típicos pratos de leitão, quiches, empadas e outras guarnições, com preços a partir de 2 euros. Uma dose de leitão custa 14 euros, já para crianças custa 7 euros, enquanto uma sandes de leitão custa 5 euros. Num espaço aberto entre as 16h30 e a meia-noite, num evento organizado pela Essência do Vinho e pela Unicer.

Na cerimónia de abertura do Mercado de Leitão da Boa Vista, vereadores da autarquia de Leiria e representantes dos restaurantes provaram algumas iguarias e assistiram ao jogo do mundial de futebol Portugal – Gana.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados