Select Page

Prémios literários vão entregar 17.500 euros na região de Leiria

Três prémios literários vão oferecer, na região, milhares de euros a autores de obras literárias. Leiria, Alcobaça e concelhos do norte do distrito lançaram concursos neste início de 2019.

Prémio Literário Afonso Lopes Vieira regressa e dá 5 mil euros

Depois de vários anos de ausência, a Câmara de Leiria aprovou o regresso do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira. A iniciativa visa, além de homenagear Lopes Vieira, incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita. O prémio tem periodicidade bienal em rotatividade: o primeiro biénio é dedicado à literatura infantil, o segundo à poesia e o terceiro à novela e conto. A obra premiada recebe 5 mil euros, ficando a autarquia com os direitos autorais do vencedor. Segundo a autarquia, o regulamento será sujeito a consulta pública para recolha de sugestões e posteriormente divulgado. A participação é aberta a cidadãos nacionais ou estrangeiros, maiores de idade, que devem concorrer com obras escritas em língua portuguesa e de acordo com o novo Acordo Ortográfico. A data proposta para prazo proposto para limite de inscrições, sob pseudónimo, é 15 de setembro.

Alcobaça procura melhor “Roteiro de viagem escrito” inspirado no amor

A sexta edição do Festival Literário e de Cinema Books & Movies, em Alcobaça, o município lança mais uma edição do Prémio Internacional Books & Movies. Em 2019, a modalidade é “Roteiro de viagem escrito” subordinada ao tema “Dê lugar ao amor”. Os trabalhos podem ser entregues até 30 de junho, recebendo o melhor 5 mil euros. Segundo a vereadora da Cultura da Câmara, o prémio assume-se como “estímulo à criatividade e à criação de trabalhos inspirados no sentimento do amor e destina-se a todos os artistas nacionais e internacionais que queiram participar”, diz Inês Silva. O concurso é aberto a qualquer pessoa singular dotada de capacidade jurídica, independentemente da nacionalidade. Em 2019, o festival Books & Movies decorre entre 13 e 20 de outubro.

Regulamento

Prémio “Palavras de Fogo” incentiva jovens à aventura da escrita

Está em marcha a segunda edição do FLII – Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo, que surge em homenagem às vítimas dos incêndios florestais de 2017 e é promovido pela Arte-Via Cooperativa, em parceria com vários concelhos da região centro, incluindo Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. O festival inclui um prémio literário que atribui um prémio de 7.500 euros ao vencedor e que pretende incentivar os jovens à aventura da escrita, descobrir e motivar novos talentos, havendo um limite de idade: os autores têm de ter até 35 anos. Patrocinado pela Direção Regional de Cultura do Centro, o concurso prevê ainda a edição da obra original totalmente escrita em português. Qualquer jovem pode concorrer, sendo o limite de idade, até aos 35 anos. O prazo de participação no concurso é 15 de março e a entrega do prémio decorrerá durante a 2ª Edição do FLII – Palavras de Fogo, que decorre entre 14 e 17 de junho.

Regulamento

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A restrição do horário dos bares em Leiria é suficiente para resolver os problemas do ruído?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This