Select Page

Prémios literários vão entregar 17.500 euros na região de Leiria

Três prémios literários vão oferecer, na região, milhares de euros a autores de obras literárias. Leiria, Alcobaça e concelhos do norte do distrito lançaram concursos neste início de 2019.

Prémio Literário Afonso Lopes Vieira regressa e dá 5 mil euros

Depois de vários anos de ausência, a Câmara de Leiria aprovou o regresso do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira. A iniciativa visa, além de homenagear Lopes Vieira, incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita. O prémio tem periodicidade bienal em rotatividade: o primeiro biénio é dedicado à literatura infantil, o segundo à poesia e o terceiro à novela e conto. A obra premiada recebe 5 mil euros, ficando a autarquia com os direitos autorais do vencedor. Segundo a autarquia, o regulamento será sujeito a consulta pública para recolha de sugestões e posteriormente divulgado. A participação é aberta a cidadãos nacionais ou estrangeiros, maiores de idade, que devem concorrer com obras escritas em língua portuguesa e de acordo com o novo Acordo Ortográfico. A data proposta para prazo proposto para limite de inscrições, sob pseudónimo, é 15 de setembro.

Alcobaça procura melhor “Roteiro de viagem escrito” inspirado no amor

A sexta edição do Festival Literário e de Cinema Books & Movies, em Alcobaça, o município lança mais uma edição do Prémio Internacional Books & Movies. Em 2019, a modalidade é “Roteiro de viagem escrito” subordinada ao tema “Dê lugar ao amor”. Os trabalhos podem ser entregues até 30 de junho, recebendo o melhor 5 mil euros. Segundo a vereadora da Cultura da Câmara, o prémio assume-se como “estímulo à criatividade e à criação de trabalhos inspirados no sentimento do amor e destina-se a todos os artistas nacionais e internacionais que queiram participar”, diz Inês Silva. O concurso é aberto a qualquer pessoa singular dotada de capacidade jurídica, independentemente da nacionalidade. Em 2019, o festival Books & Movies decorre entre 13 e 20 de outubro.

Regulamento

Prémio “Palavras de Fogo” incentiva jovens à aventura da escrita

Está em marcha a segunda edição do FLII – Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo, que surge em homenagem às vítimas dos incêndios florestais de 2017 e é promovido pela Arte-Via Cooperativa, em parceria com vários concelhos da região centro, incluindo Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. O festival inclui um prémio literário que atribui um prémio de 7.500 euros ao vencedor e que pretende incentivar os jovens à aventura da escrita, descobrir e motivar novos talentos, havendo um limite de idade: os autores têm de ter até 35 anos. Patrocinado pela Direção Regional de Cultura do Centro, o concurso prevê ainda a edição da obra original totalmente escrita em português. Qualquer jovem pode concorrer, sendo o limite de idade, até aos 35 anos. O prazo de participação no concurso é 15 de março e a entrega do prémio decorrerá durante a 2ª Edição do FLII – Palavras de Fogo, que decorre entre 14 e 17 de junho.

Regulamento

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a implementação de transportes públicos gratuitos nas cidades?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This