Assinar
Leiria

Annarella Sanchez acusa Leiria de falta de mobilização em torno das Brisas do Liz

Annarella Sanchez está frustrada com o processo que levou à não-eleição das Brisas do Liz com uma das “7 maravilhas doces” de Portugal. A professora de dança alega ter estado quase isolada no esforço de promoção durante a campanha e nas galas transmitidas pela RTP e acredita que o doce típico de Leiria não foi eleito por falta de mobilização da comunidade.

“As Brisas não chegaram mais longe porque as pessoas não se envolveram. O vereador e agora presidente [da Câmara Municipal de Leiria] Gonçalo Lopes, ligou-me para que partilhássemos e fizéssemos fotografias com os nossos bailarinos. Fizemos fotografias com o António [Casalinho] e com os meninos todos com as Brisas. Fizemos grande publicidade mas pouca gente fez como nós”, disse ao REGIÃO DE LEIRIA.

A responsável pela Academia e Conservatório Internacional de Ballet e Dança defende que houve “falta de união e falta de partilha”, o que impediu a eleição como “maravilha doce”. “Isso acontece muitas vezes e prejudica gravemente esta cidade. Este foi só mais um exemplo”. 

Annarella aponta especificamente o dedo ao coordenador da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura: 

Paulo Lameiro tem de ser criticado. É uma pessoa que está a representar a cultura de Leiria. Como é que uma pessoa que está a tentar levar Leiria a ser Capital Europeia da Cultura não faz nenhuma promoção na sua página no Facebook pelas Brisas do Liz e pela cidade… Que exemplo é esse?”.

Contactado pelo REGIÃO DE LEIRIA, Paulo Lameiro não quis comentar.

Segundo a professora de dança cubana, em Leiria “as pessoas cá só vivem para eles, não partilham o que os outros fazem nem se mobilizam”.

E dá como exemplo a meia final do concurso “7 maravilhas doces”: 

“Para Ferreira do Zêzere tinha 12 pessoas para irem ver e apoiar. Pedi transporte à Câmara, que tinha um autocarro para 35 pessoas. Pediram-me para arranjar mais pessoas [para preencher os lugares] porque, sem ser nossos, de Leiria só foram mais três pessoas… Todos vestimos a camisola amarela mas era estranho se entrevistassem lá alguém nosso sobre as Brisas do Liz! Nós éramos espanhóis, mexicanos, italianos, brasileiros… Ninguém falava português como deve ser!”. 

Annarella reconhece que, localmente, a campanha resultou: “A Noite Amarela chamou muita gente mas…. e depois? Podia-se ter feito mais se as pessoas tivessem colaborado mais. Cá em Leiria fez-se a Noite Amarela mas lá para fora não se fez nada! Por isso é que ninguém votou nada nas Brisas”.

Empenhando os seus bailarinos e equipa voluntariamente – “ninguém me obrigou a fazer nada” -, a professora diz que, “à exceção de uma escola de acordeões da Caranguejeira”, os restantes convidados a associarem-se à festa final em nome de Leiria recusaram. 

O presidente da junta disse-me que fez um pedido a todos os ranchos e grupos de música para irem apoiar, mas todos só iam se lhes pagassem!”, indigna-se.

Na final, Leiria apresentou-se “em minoria”. “Comparando com as claques do norte do país, notou-se bem a diferença. Eles mobilizaram-se pelo que sentem no coração e por isso quase todos os vencedores foram do norte. No norte sentem a terra, há união. Eles estavam a acreditar no que estavam a fazer”, realça, acrescentando:

“Em Leiria as pessoas vivem de uma imagem que não é realidade. [Filipe] La Féria tem razão nas críticas que fez, quando disse [no programa ‘Got Talent’, da RTP, em maio de 2018] que em Leiria não se passa nada. Não podemos ficar ofendidos com isso. Quem assistiu [à final das ‘7 maravilhas doces’] viu em que em Leiria não se passa nada! E o que disse o David Fonseca sobre a Capital Europeia da Cultura [ao “Jornal de Leiria” em julho de 2018, sobre Leiria não ter hipóteses de vencer] também é verdade: não se faz nada. Há falta de vontade. Falta deixar de ser província”.

ML


Secção de comentários

    • Ana Patricio disse:

      Parabéns Annarella sim é verdade em Leiria não se passa nada. Leiria é uma cidade de várias raças . Os leirienses só criticam não têm gosto a nível cultural nem em nada antigamente nos meus tempos de estudante via-se gente bonita sabiam estar, sabiam aplaudir e principalmente sabiam conviver.
      Quanto á noite Amarela gostei ouve pessoas giras, incentivadas que sabem o que é uma noite x ou y.
      Só que a câmara municipal através do seu presidente e o vereador da cultura deve ao longo do ano incentivar os leirienses com vários inventos ao longo do ano na rua nas esplanadas da cidade etc

  • Ze do Liz disse:

    Parabéns Annarella pela coragem!
    É isso mesmo, em Leiria não se passa nada. E quando algo acontece é por interesse económico ou de palco…
    Os ranches e grupos musicais só iam se lhes pagassem? mas eles não recebem todos os anos subsídios da câmara? como diz o povo, querem um no saco e outro no papo.
    Haja decoro…

    • ACMA disse:

      Por aqui o que existe, é tudo feito em cima do Joelho. Só tive conhecimento do evento no dia anterior por mensagem . Tem de haver mais dinamismo, e não queiram comparar Leiria ao Norte, estão muito longe, não teêm a mesma garra, o mesmo furor. Apliquem-se mais, senão não vamos a lado nenhum. Estagnámos!

    • ALEXANDRe disse:

      Leiria é uma cidade só de fachada. Não há quase sentido nenhum de comunidade. Vivem de aparências e a olhar para o seu umbigo. Para se crescer como cidade, é necessário um espírito coletivo e de cooperação voluntária. Só quando há negócio e perspetiva de ganhos é que aparecem. Um bem haja à Annarella pela coragem.
      Abraço desde o UK.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados