Assinar Edições Digitais
Covid-19

Covid-19: Duas pessoas internadas em Leiria e vários testes com resultado positivo

Duas pessoas com Covid-19 estão internadas no Hospital de Santo André. Há ainda três doentes da região internados noutras unidades e outros a aguardar recuperação em isolamento

Os testes de contágio que estão a ser realizados no Centro Hospitalar de Leiria (CHL) desde ontem, quinta-feira, revelaram três casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, apurou o REGIÃO DE LEIRIA.

Confrontado com estes dados, o CHL recusou prestar qualquer informação remetendo mais esclarecimentos para a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Entretanto há duas pessoas com Covid-19 internadas no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, sendo uma delas de Pataias (Alcobaça). Trata-se de uma mulher, de 73 anos, que chegou recentemente de França.

Quanto ao segundo paciente internado, não nos foi ainda possível apurar a zona de residência.

Até ao início da tarde de hoje, a Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral – que abrange Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós – registou cinco casos positivos: dois no Carriço (Pombal), três casos no concelho da Marinha Grande, um dos quais na Praia da Vieira.

Dois casos no Carriço

No Carriço, há a lamentar a morte, na terça-feira, de uma mulher de 94 anos, que estava internada em Coimbra. O teste para a Covid-19 foi realizado post mortem tendo resultado positivo. Entretanto o filho, com infeção confirmado pelo novo coronavírus, encontra-se internado desde o início da semana no Hospital da Figueira da Foz.

Três casos na Marinha Grande

Já na Marinha Grande, um deles reporta-se a um estudante do programa Erasmus, que apesar de ter morada na Marinha Grande, vive no Alentejo. O jovem estava desde setembro em Madrid e foi encaminhado para Lisboa.

No caso da Praia da Vieira, a pessoa, que veio também de França, encontra-se em isolamento com a família.

Um caso em Caldas da Rainha

A nível distrital, foi sinalizado no domingo um caso positivo na freguesia de Santa Catarina, Caldas da Rainha, tendo o doentes sido encaminhado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Dois casos em Ourém

Na segunda-feira, foi confirmado outro caso em Ourém, tendo o paciente, residente na freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, sido transportado para o Hospital de Santa Marta, em Lisboa.

Já hoje, sexta-feira, foi identificado um novo caso em Ourém: um homem de 47 anos, que veio de França, e que foi testado em casa. Por apresentar sintomas ligeiros, encontra-se em isolamento domiciliário.

Primeiro caso em Peniche

A Câmara de Peniche confirmou esta sexta-feira, em comunicado, o primeiro caso positivo por SARS-Cov-2, no concelho. Sem mais pormenores, adianta estarem “executadas as medidas de prevenção junto da família mais próxima e da população da área de residência”.

Henrique Bertino, presidente do Município, apela na mesma nota à “serenidade e determinação necessárias para que sejam cumpridas todas as recomendações da DGS e das demais autoridades”

MR/SV/CG