Assinar
Covid-19

Covid-19: Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita Centro de Testes no estádio de Leiria

O ministro esteve também no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto do Politécnico de Leiria para conhecer um projeto de impressão de viseiras 3D para profissionais de saúde.

A visita do ministro Manuel Heitor passou pelo Centro de Testes do estádio de Leiria Foto: CML

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve em Leiria esta manhã, dia 2, para conhecer a Área Dedicada à Covid-19 (ADC), instalada no estádio municipal. Acompanhou ainda outras iniciativas desenvolvidas por entidades da região, por exemplo, na produção de viseiras.

A visita começou pelas 9h30 com encontro na Iberomoldes, na Marinha Grande, para mostrar a linha de produção de viseiras para profissionais de saúde, polícias, proteção civil e serviço social.

O grupo seguiu depois para o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto do Politécnico de Leiria (IPLeiria), também na Marinha Grande, onde, pelas 10h30, foi “apresentado o projeto de impressão de viseiras 3D para profissionais de saúde”, explica o IPLeiria em comunicado.

O momento contou com a presença de responsáveis da empresa LCR que deram a conhecer o projeto de produção industrial da viseira, elástico e embalagem.

O ministro teve oportunidade ainda de ver um projeto para conceção de um protótipo de ventilador e de desenvolvimento de um escudo protetor para utilização em cirurgia.

Na Marinha Grande, a comitiva seguiu para a empresa Moldes RP, que está a “desenvolver a produção industrial do suporte das viseiras por injeção”, acrescenta.

Na visita ao ADC de Leiria, Manuel Heitor “destacou o contributo dos municípios, instituições de ensino superior e empresas na resposta a esta crise de saúde pública”, divulgou a Câmara de Leiria, através de uma publicação na sua página no Facebook.

O Centro de Testes instalado no estádio de Leiria começou a funcionar nesta quinta-feira, dia 2, pelas 15 horas e tem capacidade para realizar até 100 testes por dia.

O espaço funciona entre as 9 e as 20 horas nos dias úteis e os testes são realizados apenas mediante prescrição médica do Serviço Nacional de Saúde.

Covid-19: Centro de testes no estádio de Leiria entra hoje em funcionamento

A passagem do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por Leiria terminou com uma visita à Unidade de Ensino à Distância do IPLeiria, situada no campus 2, e às residências e cantina da instituição.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados