Assinar
Covid-19

Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria volta a permitir visitas de forma condicionada

Todas as pessoas que entrarem nas unidades hospitalares têm que usar máscara, medir a temperatura corporal e fazer a higiene das mãos antes, durante e após a presença no hospital.

A partir da próxima segunda-feira, dia 18, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai voltar a permitir a presença de acompanhantes e visitas de forma condicionada.

Todas as pessoas que pretendam entrar em qualquer uma das unidades do CHL – Hospital de Santo André, em Leiria, Hospital Distrital de Pombal e Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira – têm que usar máscara, medir a temperatura corporal à entrada e fazer a higiene das mãos antes, durante e após a presença no hospital.

A monitorização da temperatura corporal, refere o CHL em nota de imprensa, será “realizada pelos vigilantes que, em caso de febre, suspenderão a entrada dos acompanhantes e cuidadores, e encaminharão os utentes para o atendimento Covid-19 no Serviço de Urgência Geral”.

A higienização das mãos será obrigatória no momento da entrada e saída e, sempre que seja necessário, “à entrada e saída dos quartos de internamento, antes e após o contacto com o doente, após o contacto com superfícies fora do seu ambiente (situação que não é recomendável), à entrada e saída dos gabinetes de consulta, salas de tratamento ou exames, etc”.

No que respeita à realização de visitas e permanência de acompanhantes, acrescenta o Centro Hospitalar, “continuará a ser impedida a presença nas Áreas Dedicadas Covid-19, privilegiando-se o contacto telefónico e/ou por videoconferência”.

Nos serviços de internamento continuam suspensas as visitas, sendo apenas possível a presença de um acompanhante/cuidador, sem possibilidade de troca, entre as 18 e as 20 horas, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados nos serviços da torre poente, e nas quartas-feiras, sextas-feiras e domingos nos serviços da torre nascente.

No Serviço de Ginecologia/Obstetrícia continuam suspensas as visitas em casos de partos vaginais e alta precoce previsível, e nos restantes internamentos o acompanhante/cuidador poderá permanecer uma hora no horário das 18 às 20 horas, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. No serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica, será permitida a entrada de um acompanhante na sala de partos após o parto por um período de 15 minutos; no caso de partos por cesariana, a visita terá lugar após o parto.

As atividades de preparação para o parto e a visita guiada pré-natal continuam suspensas.

Nos serviços que não permitem habitualmente a presença do acompanhante/cuidador, a visita poderá ser feita apenas num período único, nos seguintes moldes: no Serviço de Medicina Intensiva, na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente, na Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos em Leiria, e na Unidade de Internamento Curta Duração de Alcobaça e Pombal, entre as 19 horas e as 19h30, às quartas-feiras, sextas-feiras e domingos; no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, as visitas decorrerão das 18h30 às 19 horas às terças-feiras, quintas-feiras e sábados.

Nos serviços de urgência, assim como na Consulta Externa, continua suspensa a presença de acompanhantes, excetuando os doentes vulneráveis que poderão ter um acompanhante, tal como na Cirurgia de Ambulatório..

No Serviço de Pediatria (internamento e urgência) será permitida a presença de um acompanhante 24 horas, mas este deverá realizar previamente o teste SARS-COV-2 e permanecer durante todo o período de internamento no CHL.

Na Consulta Externa, apenas será permitida a entrada dos utentes com 30 minutos de antecedência.

No Hospital de Dia (incluindo sala de espera) continua suspensa a presença de acompanhante/cuidador.

Os serviços de atendimento estarão equipadas com barreiras físicas de proteção e sinalética que indicará circuitos e distâncias de segurança a adotar.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados