Ao contrário de outros anos, devido à pandemia da Covid-19, este ano não haverá lugar a concertos ao vivo, distinções a personalidades ou instituições que se destaquem pelas suas funções ou inaugurações.

As programações adotadas pelos municípios da Marinha Grande, Ansião e Leiria para comemorar o seu feriado municipal, na próxima quinta e sexta-feira, passam sobretudo pelas plataformas digitais.

Na Marinha Grande, o feriado municipal coincide com o Dia da Espiga e a Quinta-Feira da Ascensão, a 21 de maio. A autarquia recorre ao Facebook, Youtube e site do município, para um programa dedicado à história do concelho da Marinha Grande, que tem início às 18 horas.

Deolinda Bernardo e José Pires interpretam o tema “Mãos Vidreiras”, no arranque da comemorações. Pelas 18h30 é exibido o filme da recriação histórica dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande e às 21 horas será feita uma publicação online das músicas do álbum “Palco de Memórias”.

Ansião também comemora o dia do município na próxima quinta-feira.

O Município de Ansião irá assinalar o Dia do Município no próximo dia 21 de maio.

As cerimónias terão início às 10 horas com o hastear da bandeira, seguido da sessão solene no Salão Nobre. Respeitando as condições excecionais impostas pela situação de calamidade nacional, explica o município, as cerimónias contarão apenas com a presença de membros representativos dos órgãos Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia e serão transmitidas em direto através do Facebook do município.

Discursos e concertos ao longo de todo o dia

Leiria que assinala na sexta-feira, dia 22 de maio, o feriado municipal, arranca com um programa comemorativo pelas 10 horas, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras do Município.

Pelas 10h30, através da página de facebook do município serão partilhadas algumas mensagens institucionais do presidente da autarquia, do presidente da Assembleia Municipal e de um vereador do executivo eleito pelo PSD.

Sem a tradicional cerimónia no Teatro José Lúcio da Silva, a Câmara de Leiria lançou o convite a algumas entidades para se associarem à celebração.

Na área da saúde, Licínio Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, e Odete Mendes, da Autoridade de Saúde de Leiria, vão discursar, enquanto Lino Ferreira, presidente da Acilis, e António Poças, presidente da NERLEI, vão partilhar as suas comunicações sobre o tema “Retomar a Economia”.

Por último, o historiador Saul António Gomes e o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, vão abordar o passado e o futuro do concelho.

Ao longo do dia, vão decorrer vários momentos culturais.

Às 12 horas, o Te-Ato apresenta “O Fio da Linha do Horizonte”, uma fusão entre a tradição do conto oral e do teatro, com texto, encenação e interpretação de João Lázaro.

Pelas 15 horas, as escolas de música Instituto Jovens Músicos e a Rockschool Leiria levam às ruas da cidade música ao vivo, através do projeto “Música sobre Rodas”.

“Contos pela sala adentro”, d’O Nariz – Teatro de Grupo, terá transmissão às 17 horas, seguido do VII SINOPSE – Festival Internacional de Teatro Ator João Moital, que este ano sai à rua, em encontros ocasionais feitos de apontamentos breves.

Covid-19: Sem bailes de verão, pombalense Graciano Ricardo pensa em alternativas fora do setor

Os Farratuga terminam o Comboio D’Artistas Deambulante, com uma atuação às 18 horas.

Às 19h30, o convite é para uma visita ao Museu de Leiria, através de um vídeo 3D em que é o espectador que decide o curso da sua visita.

O Município de Leiria vai transmitir dia 22 de maio, feriado municipal, um concerto online com o cantor leiriense David Fonseca, integrado no programa de comemorações do Dia do Município.

Ao final do dia, Susana Neves modera a tertúlia “O Poeta na Praça – Rodrigues Lobo e a sustentabilidade no planeta”, que junta na praça Rodrigues Lobo, com transmissão pela internet, os poetas Luís Filipe Castro Mendes, ex-ministro da Cultura e presidente do Congresso Rede Cultura 2027, e Carlos André, ex-governador civil de Leiria e responsável pelo plano Estratégia 2030 para Leiria.

O feriado municipal de Leiria termina com um concerto de um artista da casa. David Fonseca apresenta ‘Songs from home’, a partir de casa e para casa, num espectáculo inédito com a duração de 30 minutos.