Assinar
Covid-19

Covid-19: Sete crianças infetadas em Caldas da Rainha

Há mais 17 casos positivos na região nas últimas 24 horas, com Leiria e Ourém a registar o maior número de novos casos.

O número de crianças infetadas com Covid-19 num infantário das Caldas da Rainha aumentou para sete, registando-se igualmente mais dois casos positivos entre os utentes no Lar do Montepio.

A informação foi avançada ontem pela autarquia na sequência dos resultados de testes à Covid-19 realizados. “Foram todos negativos à exceção de uma criança” que testou positivo, aumentando de seis para sete o número de crianças infetadas relacionadas com o foco detetado há duas semanas num infantário do concelho.

Há ainda três funcionários (duas educadoras e um motorista) e quatro familiares de crianças que frequentam o mesmo infantário infetados com o novo coronavírus e, segundo o município, faltam conhecer os resultados de sete de um total de 40 testes já realizados.

Além deste surto, há um outro detetado no Lar do Montepio Rainha D. Leonor, também nas Caldas da Rainha, onde o número de pessoas infetadas aumentou para 28 (25 idosos, mais dois do que nos dias anteriores, e três funcionários).

De acordo com o autarca, nenhuma das pessoas que testaram positivo, relacionadas com estes dois surtos, se encontra hospitalizada.

Caldas da Rainha continua a ser o concelho da região com mais casos ativos – 62 – e mais casos confirmados desde o início da pandemia – 144. Nas últimas 24 horas, mais três pessoas recuperaram da doença.

Leiria e Ourém são hoje outros dois concelhos que registam maior alteração no número de casos. Há mais cinco casos positivos em cada concelho.

Recorde-se que em Ourém permanece ativo o surto detetado no coro do Santuário de Fátima a 19 de junho, e conta com 48 casos de infeção pelo novo coronavírus. Quatro dos novos casos detetados desde ontem em Ourém estão relacionados com este surto.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, CimOeste Cim Médio Tejo e municípios

Ainda que as novas infeções não tenham ligação direta com os primeiros casos, o surto, segundo as autoridades de saúde, permanece ativo até que passem 28 dias sem registo de novos casos, ou seja, após dois períodos de 14 dias de incubação. Daí que estes novos casos identificados sejam associados ainda ao surto verificado a 19 de junho no coro do Santuário.

Batalha, Nazaré, Pombal e Peniche têm mais um caso positivo cada.

Nas últimas 24 horas, a região registou um aumento de 17 casos positivos, registando um total de 822 casos confirmados desde o início da pandemia.

O número de doentes recuperados também aumentou de 495 para 508, com Leiria (4), Caldas da Rainha (3), Peniche (2), Porto de Mós (2), Bombarral (1) e Pombal (1) a serem os concelhos onde se assinalam as recuperações.

O número de óbitos permanece nos 34 casos.

Portugal tem mais 13 óbitos e 418 casos positivos

Portugal regista hoje mais 13 óbitos por covid-19, em relação a quarta-feira, e mais 418 casos de infeção confirmados, dos quais 328 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico diário, o total de óbitos por covid-19 desde o início da pandemia é agora de 1.644 e o total de casos confirmados é de 45.277.

Em termos percentuais, o aumento do número de óbitos foi de 0,8% (passou de 1.631 para 1.644) e o aumento do número de infetados foi de 0,9% (de 44.859 para 45.277).

Os 13 óbitos registados nas últimas 24 horas foram todos na Região de Lisboa e Vale do Tejo (527 ao todo).

A DGS regista menos 25 pessoas internadas nas últimas 24 horas e são agora 487. Nos cuidados intensivos há menos uma pessoa internada, sendo agora 73.

Lisboa e Vale do Tejo, com 21.584 infetados, permanece como a região onde se regista o maior número de novos casos, 328 nas últimas 24 horas.

Depois de Lisboa e Vale do Tejo surge a Região Norte (17.957 casos), a Região Centro (4.245), o Algarve (com 683 casos) e o Alentejo (562). Os Açores têm 151 infetados e a Madeira 95 casos.

Os números relativos aos concelhos não sofreram alterações esta semana, uma situação explicada no boletim de hoje que indica que ainda não foi feita a atualização, porque a DGS está a verificar “todos os dados com as autoridades locais e regionais de saúde” e espera ter esta tarefa “concluída nos próximos dias”.

Também no boletim de hoje não é apresentado o quadro das idades relativo aos infetados, uma situação que a DGS atribui a um erro informático.

Quanto aos óbitos, a região com maior número continua a ser o Norte (821, o mesmo número de quarta-feira), seguida de Lisboa e Vale do Tejo (527, mais 13 do que na quarta-feira), da região Centro (248, sem alterações), do Alentejo (18, sem alterações) e do Algarve e Açores, com os mesmos 15 mortos cada em relação a quarta-feira.

Por faixas etárias, o maior número de óbitos concentra-se nas pessoas com mais de 80 anos (1.102), seguidas das que tinham entre 70 e 79 anos (315) e entre os 60 e 69 anos (148). Há 55 óbitos entre os 50 e 59 anos, 20 entre os 40 e 49, dois entre os 30 e os 39 e outros dois entre os 20 e os 29 anos.

As autoridades de saúde mantêm sob vigilância 34.102 contactos de pessoas infetadas – mais 877 do que na quarta-feira – e há 1.480 pessoas que aguardam resultados laboratoriais.

O número de doentes dados como recuperados também registou um aumento, havendo hoje mais 335 pessoas recuperadas, registando-se agora um total de 30.049 casos nessa situação.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados