Assinar
Caldas da Rainha

PSD reclama urgência na reabilitação da Escola Raul Proença

Desconforto térmico e acústico, baixa eficiência energética e problemas de impermeabilização são algumas das falhas apontadas.

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria recomendaram ao Governo a reabilitação urgente da Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, alertando para o mau estado de conservação da escola com quatro décadas.

A escola, construída no final dos anos 1970, “tem vindo a assistir à acentuada e progressiva degradação das condições de habitabilidade, conforto e desadequação funcional do seu edificado”, consideram os deputados, num projeto de resolução em que recomendam ao Governo, que “realize com urgência a intervenção de ampliação e requalificação” da Secundária Raul Proença.

No documento, os deputados apontam problemas ao espaço escolar decorrentes do “desgaste provocado pelo uso, pelo envelhecimento natural e pelas patologias construtivas no interior das edificações e recinto exterior, bem como nas redes prediais”.

Desconforto térmico, acústico e lumínico e baixa eficiência energética são algumas das falhas apontadas ao edifício, composto por quatro blocos de salas de aula com “problemas de impermeabilização, empolamentos das pinturas, desgaste da coloração das fachadas, eflorescências e fissuração nas paredes exteriores, vedantes das janelas ressequidos e estores danificados”, pode ler-se no documento.

Esta escola ocupou durante alguns anos o top do ranking das melhores escolas públicas do país e, em 2020, foi a quinta melhor da região.

 A lista dos problemas passa ainda por maus cheiros ou inundações nas instalações sanitárias, pavimentos desgastados, escadas e outros acessos não regulamentares, falta de um sistema de aquecimento e refrigeração e equipamentos informáticos obsoletos e com cabos de alimentação à vista.

“Urge uma intervenção que corrija os problemas construtivos manifestos, a reparação ou substituição parcial de redes de águas, esgotos e de eletricidade e uma adequação funcional tendo em conta a diversificação e qualificação dos espaços destinados ao ensino-aprendizagem”, defendem os deputados, destacando os laboratórios das ciências experimentais, os espaços para educação física ou as áreas de aprendizagem informal.

No projeto de resolução, os deputados apelam assim ao Governo que proceda à cabimentação de verbas para a requalificação da escola que, nas últimas décadas, tem beneficiado apenas de “intervenções minimalistas”, conclui o documento entregue na Assembleia da República.

A Escola Secundária Raul Proença é frequentada por cerca de 1.200 alunos.

Este não é o primeiro caso apresentado pelos deputados do PSD. Na semana passada, os parlamentares do PSD apresentaram recomendação ao Governo para que sede do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós receba obras “urgentes”.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados