Assinar
Covid-19

Covid-19: Surto no Hospital de Alcobaça com 16 doentes e sete profissionais infetados

A origem do surto, detetado esta sexta-feira, está a ser averiguada, informa o Centro Hospitalar de Leiria

O serviço de Medicina Interna do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) regista um surto de Covid-19, com 23 pessoas infetadas.

A informação, avançada hoje pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), dá conta que o surto foi detetado ontem, sexta-feira, havendo registo de 16 doentes infetados e sete profissionais, entre os quais três enfermeiros, três assistentes operacionais e um técnico superior de diagnóstico e terapêutica.

O CHL adianta em comunicado que os doentes irão manter-se no HABLO, estando os profissionais “em isolamento no domicílio”.

“O surto está controlado e foram tomadas todas as medidas adequadas, que salvaguardam a saúde e segurança dos profissionais e doentes, e seguidos todos os protocolos estabelecidos, bem como está a ser efetuada a devida articulação com as entidades de Saúde Pública”, acrescenta o CHL, frisando que a origem do surto está a ser averiguada.

Com o agravamento da situação epidemiológica, o CHL adianta ainda registar uma “afluência crescente à instituição”.

Afirmando “continuar a fazer a melhor gestão possível de todos os recursos humanos e materiais”, reforça contudo o apelo para que “os utentes com sintomas da área respiratória, antes de se dirigirem à urgência, contactem a Linha Saúde24 e dirijam-se à Área dedicada para Doentes Respiratórios – Covid-19 (ADR-C)”, que, em Leiria, foi transferida temporariamente do estádio para o pavilhão dos Pousos.

“É muito importante travar o contágio, pelo que é fundamental os cidadãos ficarem em casa sempre que for possível e, se não for, cumprirem escrupulosamente as regras de distanciamento social, uso de máscara e etiqueta respiratória”, acrescenta o CHL.

Segundo confirmou o REGIÃO DE LEIRIA junto da autarquia, a mudança da ADR-C para os Pousos deverá manter-se cerca de dez dias, enquanto decorrer uma intervenção no sistema de condutas naquela zona do estádio.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados