Assinar
Ambiente

Municípios aderem à Hora do Planeta

Seis municípios da região vão desligar as luzes de locais e monumentos emblemáticos, numa iniciativa global de sensibilização contra as alterações climáticas.

hora_planeta

São 60 minutos sem luz. Num ato simbólico de preocupação ambiental vários municípios da região vão associar-se à iniciativa global Hora do Planeta que decorre este sábado, dia 27, entre as 20h30 e as 21h30.

Os cidadãos também são convidados a participar nesta Hora, apagando as luzes de casa, de estabelecimentos ou da rua.

A Hora do Planeta é um movimento global contra as alterações climáticas que surgiu em 2007, em Sidney, promovida internacionalmente pela organização global de conservação da natureza World Wildlife Found (WWF), e que, ano após ano, tem unido cada vez mais pessoas em todo o mundo num compromisso com o Planeta e com a sustentabilidade global.

Em 2021 a iniciativa é dedicada à Água e às Alterações Climáticas e o apagão vai acontecer, como habitual, em locais e monumentos emblemáticos, mas também com ações que mobilizem os cidadãos para a sustentabilidade do planeta.

Em Alvaiázere, as luzes irão apagar-se na envolvente ao Edifício dos Paços do Concelho e no Complexo Desportivo de Alvaiázere. A Câmara adianta que “também os munícipes, juntas de freguesia, empresas e instituições locais devem associar-se a este movimento por forma a despertar o interesse para o combate às alterações climáticas e garantir um melhor ambiente para as gerações vindouras”.

No concelho vizinho, Ansião, os espaços públicos do concelho darão expressão à iniciativa: Paços do Concelho, Complexo Monumental de Santiago da Guarda, Centro Cultural, Centro de Negócios e Piscina Municipal.

O município compromete-se ainda “a continuar as campanhas de sensibilização que tem vindo a fazer sobre a poupança e o uso racional da água”; “promover uma campanha para, na rega de espaços verdes públicos, maximizar a utilização de água não tratada e o (re)aproveitamento dos recursos naturais”.

Já em Leiria, além do edifício dos Paços do Concelho, que estará com as luzes apagadas ao longo de uma hora, no próximo sábado, o Município vai “implementar projetos educativos e ações de sensibilização ambiental, bem como continuar com as medidas de substituição da iluminação dos edifícios municipais por equipamentos de tecnologia LED e de promoção de ações de plantação de árvores”.

Na Batalha, o edifício dos Paços do Concelho, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), a Casa do Conhecimento e Juventude, e o edifício Dr. Gens, antigo edifício dos Paços do Concelho, vão ficar às escuras.

Na Nazaré, o Centro Cultural da Nazaré e a Biblioteca Municipal terão os interruptores desligados; em Porto de Mós, o Castelo e o edifício dos Paços do Concelho; em Pombal estão abrangidos o edificio dos Paços do Concelho, a Torre do Relógio, o Museu Marquês de Pombal, o Caleiro do Marquês, o Castelo e a Ponte D. Maria.

(atualização às 21h45 do dia 26 de março, com a inclusão do município da Batalha)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.