Assinar
Sociedade

Municípios desligam a luz entre as 20h30 e as 21h30 de sábado

População é convidada a desligar as luzes durante 60 minutos numa iniciativa de sensibilização ambiental, à escala mundial, pelo planeta Terra.

Ansião, Castanheira de Pera, Leiria, Nazaré, Ourém e Pombal são os seis municípios da região de Leiria que este ano aderem à iniciativa à escala mundial Hora do Planeta.

Entre as 20h30 e as 21h30 de sábado, dia 25 de março, os cidadãos são convidados a desligar os interruptores, num ato simbólico de preocupação ambiental pelo planeta Terra.

Ao longo de 60 minutos, indivíduos, municípios, empresas e instituições em todo o mundo, desligam a energia e, à escala mundial, “a magia acontece quando todas as pessoas, desde a Ásia à África, América do Norte e do Sul, Oceania e Europa, doam uma hora para cuidar da nossa única casa”, o planeta, explica a World Wildlife Found (WWF), responsável pela iniciativa.

A Hora do Planeta é um movimento global contra as alterações climáticas que surgiu em 2007, em Sidney, promovida internacionalmente pela organização global de conservação da natureza WWF, e que, ano após ano, tem unido cada vez mais pessoas em todo o mundo num compromisso com o Planeta e com a sustentabilidade global.

Este ano, o tema é a “Alimentação” e ,além do simples ato de desligar as luzes de edifícios, outras iniciativas vão ser desenvolvidas ao longo das próximas semanas.

Em Ansião vão ser desligadas as luzes dos Paços do Concelho, do Complexo Monumental de Santiago da Guarda, do Centro Cultural de Ansião, do Centro de Negócios de Ansião e da Piscina Municipal de Ansião.

O município compromete-se ainda em 2023 promover uma dieta saudável e ecologicamente mais sustentável nas escolas; sensibilizar os munícipes, através das redes sociais, para melhores escolhas de alimentos, visando evitar consumos em excesso e a interdependência alimentar; sensibilizar para o impacto dos desperdícios alimentares, para o ambiente e para a população; restaurar a zona florestal do concelho, que tem sido atingida por incêndios florestais; tal como incentivar as pessoas, entidades e empresas a consumir água da torneira, em substituição da água engarrafada.

Um pouco mais acima, em Castanheirta de Pera, as zonas que vão ficar sem luz são os Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal, o Centro Municipal de Proteção Civil e o edifício da Prazilância.

Efetuar a correta gestão do número de refeições a confecionar nos refeitórios escolares, evitando o desperdício alimentar; utilizar fruta e legumes da época na confeção das refeições diárias; adquirir as frutas e os legumes no comércio local; e utilizar a máquina de lavar loiça de forma eficiente são algumas das medidas que vão ser adotadas no território este ano, no âmbito da Hora do Planeta.

Leiria, tal como em anos anteriores, também adere à iniciativa, com o “apagão” do edifício dos Paços do Concelho.

Desafiando todos os munícipes a aderir, a autarquia, em nota de imprensa, explica que vai também “promover, junto dos refeitórios escolares, a diminuição do desperdício alimentar e o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis com especial atenção para os princípios base da Dieta Mediterrânica de forma a dar a conhecer os seus benefícios para a saúde, longevidade, qualidade de vida e impacto no meio ambiente”.

Na Nazaré vai ser executada uma campanha de sensibilização ambiental dirigida aos munícipes, sobre medidas de poupança energética, de poupança de água e de diminuição da produção de resíduos. Este sábado, o “impacto” da Hora do Planeta vai sentir-se na iluminação do edifício dos Paços do Concelho, Farol da Nazaré, Centro Cultural da Nazaré e e Biblioteca Municipal.

Com a adesão do Município de Ourém, as luzes do Jardim Le Pléssis Trevise, da Rotunda da Corredoura, do Castelo de Ourém, da Rotunda dos Peregrinos e da Rotunda dos Pastorinhos vão ser apagadas entre as 20h30 e as 21h30 de 25 de março.

Durante esse tempo, os munícipes são convidados a realizar uma atividade amiga do ambiente: a sugestão passa pela população sair de casa e conhecer mais sobre a envolvente da sua zona de habitação, tendo sempre em consideração as regras de segurança.

Por último, em Pombal, o município irá desligar as luzes dos Paços do Concelho, Museu Marquês de Pombal, Celeiro do Marquês, Castelo de Pombal, Ponte D. Maria, Torre do Relógio. A autarquia vai ainda implementar o projeto “Vamos criar uma Horta”, envolvendo cerca de 1.600 alunos do concelho, com o objetivo de promover o contacto com a horta e alimentos em crescimento, promover a sustentabilidade ambiental e alimentar, incentivar a alimentação saudável e promover a consciência ambiental e alimentar de todos os participantes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.