Assinar
Cultura

Leiria aprova Plano Estratégico Municipal da Cultura

O Município destaca o facto de “a validação da candidatura a Capital Europeia da Cultura implicar” uma estratégia que “vá para além do ano” de 2027

O Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria (PEMCCL) foi hoje aprovado por unanimidade em reunião de Câmara. 

O documento tem um horizonte de aplicabilidade para a próxima década, até 2030, traçando “uma visão de longo prazo, que prepare e vá além do ano da celebração de Capital Europeia [da Cultura]”, em 2027.

O documento vai ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal de Leiria Foto: CML 

Com o PEMCCL, garante-se “um compromisso de toda a comunidade numa visão comum”, consolidado na aprovação hoje obtida, sublinha o município em comunicado, acrescentando o facto de “a validação da candidatura a Capital Europeia da Cultura implicar” uma estratégia que “vá para além do ano” de 2027.

A visão estabelecida entende o território de Leiria como fruto “de múltiplas heranças” e aposta “nos valores da criatividade, do diálogo e da diversidade”, favorecendo “um setor cultural e criativo qualificado” em prol da “plena expressão artística e cultural aos cidadãos”.

A elaboração do PEMCCL decorre de “um processo participado pela comunidade artística e cultural do concelho” e exigiu “dezenas de reuniões realizadas em juntas de freguesia, no Estádio Municipal e ‘online’”.

Além da apresentação, discussão e recolha de contributos no Conselho Municipal da Cultura, houve duas fases de consulta pública.

O município de Leiria reafirma no comunicado a cultura como “uma área estruturante para o processo de desenvolvimento sustentável do concelho” mas também como fator de “cooperação municipal no contexto da região”, concretamente na ação da Rede Cultura 2027, que congrega 26 municípios das Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria, do Oeste e também alguns do Médio Tejo, no objetivo da candidatura a Capital Europeia da Cultura.

O documento hoje aprovado será ainda votado na próxima reunião da Assembleia Municipal de Leiria. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados