Assinar
Leiria

Leiria e Nazaré na rota de fiscalização da ASAE ao cumprimento das regras em pandemia

Operação “Convívio Seguro” decorreu em estabelecimentos de restauração e bebidas de oito localidades do país.

Na última noite, estabelecimentos de restauração e bebidas de Leiria e Nazaré estiveram na rota da operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que fiscalizou “o cumprimento das regras aplicáveis no atual contexto da pandemia da doença do Covid-19”.

De acordo com um comunicado da ASAE hoje divulgado, a fiscalização ocorreu em Santa Maria da Feira, Póvoa de Varzim, Mirandela, Leiria, Cascais, Nazaré, Moura e Portimão.

Sem especificar os resultados por localidade, a ASAE adianta que na operação designada de “Convívio Seguro”, foram fiscalizados 149 operadores económicos e revela que foram instaurados 29 processos de contraordenação.

Das quase três dezenas de processos de contraordenação, 24 “estão relacionados com incumprimento das regras estabelecidas em contexto de pandemia, incluindo 19 a operadores económicos por incumprimento das regras de lotação, distanciamento físico e não cumprimento das regras relacionadas com a verificação de certificado digital Covid ou teste negativo”.

Foram ainda visados cinco clientes “por permanência no interior do estabelecimento de restauração sem certificado digital Covid ou teste negativo”.

Foi igualmente “determinada a suspensão de atividade de 8 estabelecimentos por não cumprimento das regras estabelecidas no plano de desconfinamento em contexto de pandemia”.

Nestas ações, estiveram envolvidos 54 inspetores da ASAE que contaram com o apoio da GNR e PSP.

Entretanto, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) revelou ontem que elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizaram, na última quinta-feira, uma ação de fiscalização conjunta dirigida às concessões das praias da Légua e de Paredes, no concelho de Alcobaça.

Entre as 11 horas e as 18h30, “foram fiscalizadas duas concessões, uma em cada praia, tendo uma sido autuada e outra encerrada, ambas por incumprimento das condições sanitárias exigidas”, revela a AMN.

Os elementos da Polícia Marítima “levantaram ainda três autos de notícia a concessionários, relacionados com incumprimentos nos respetivos postos de praia”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados