Assinar
Pombal

Percurso pedestre liga Guia, Ilha e Mata Mourisca numa rota rica em beleza natural

A Ermida de Nossa Senhora da Guia, com mais de quatro séculos de história, é um dos pontos altos do percurso.

foto do exterior da ermida de nossa senhora da guia, na guia

“Caminhos do Oeste” é o nome do novo percurso pedestre que irá ligar, pela primeira vez, os lugares da Guia, Ilha e Mata Mourisca, numa rota que poderá ser percorrida a pé, ainda antes do final deste ano. Este percurso integra um itinerário principal de 22 km, com seis variantes, de menor dimensão, que totalizam uma extensão de 37 km.

A Junta de Freguesia da Guia, Ilha e Mata Mourisca revela ao REGIÃO DE LEIRIA que este percurso “abrange várias localidades da região e percorre diversos tipos de paisagem que representam a identidade, a cultura e a beleza desta região [do Pinhal Litoral]”.

Entre os vários pontos de paisagem cultural que podem ser contemplados, destaca-se o centro da vila da Guia e a Ermida de Nossa Senhora da Guia, com mais de quatro séculos de história. Já nas localidades de Mata Mourisca e da Ilha, a paisagem rural é representada pelo cultivo agrícola e por algumas pastagens, como o bracejo, uma planta que é colhida para, posteriormente, dar origem aos famosos “cestinhos da Ilha”, arte singular do concelho. No restante percurso predomina a paisagem natural, nomeadamente os pinheiros, os eucaliptos e os sobreiros, as espécies arbóreas mais comuns na região. O percurso cruza-se ainda com vários parques de lazer.

Este é o primeiro percurso pedestre a ser implementado nestas localidades. “Queremos mostrar o que melhor representa a nossa região e dotá-la de infraestruturas que permitam, à população local e aos visitantes, conhecer e apreciar o nosso património, através da prática de exercício físico”, informa a Junta de Freguesia.

Em breve, será iniciada a marcação do percurso, conforme os requisitos da Federação de Campismo e Montanhismo, e a expectativa é que o percurso fique pronto, até ao final do ano.  Este projeto começou há dois anos e tem como principal desígnio “a valorização do património das freguesias envolvidas”, através do pedestrianismo que atrai cada vez mais praticantes e visitantes. Por outro lado, “é importante colmatar a necessidade de uma rede de percursos marcada de forma rigorosa, para que todos possam praticar desporto em segurança”, sublinha a Junta de Freguesia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados