Assinar

Há mais 121 vagas disponíveis em 29 licenciaturas do Politécnico de Leiria

Há um curso com mais 15 vagas e vários com apenas mais uma. Confira o reforço anunciado para a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior nas cinco escolas do IPLeiria

O curso de Gestão Turística e Hoteleira da ESTM – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria dispõe de mais 15 vagas para a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior público. (CNAES).

Já o de Marketing Turístico, da mesma escola, foi reforçado com mais dez lugares, o de Biologia Marinha e Biotecnologia com nove e o de Biotecnologia com oito.

As licenciaturas de Jogos Digitais e Multimédia, Turismo e Terapia da Fala passam a dispor de mais seis vagas cada. Há ainda quatro cursos com mais cinco, quatro com mais quatro, quatro com três, três com duas, e sete com apenas uma.

Os estudantes podem rever as suas opções de candidatura entre terça e quinta-feira da próxima semana Fotos de arquivo

Com 61 novas vagas, a ESTM, sedeada em Peniche, concentra metade das 121 atribuídas ao Politécnico de Leiria (IPLeiria) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito da abertura de mais 3.080 vagas a nível nacional em resposta ao número recorde de candidatos.

Além da ESTM, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) conta com mais 28 vagas, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) com mais 15, a Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) com mais 13, e a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) com mais quatro.

O número de vagas no IPLeiria, inicialmente fixado em 1.915, sobe assim para 2.036, podendo os estudantes rever as suas opções na próxima semana.

29 cursos do IPLeiria viram reforçado o número de vagas Fonte: MCTES

Mais 3.080 vagas a nível nacional

“O reforço de vagas agora definido resulta de um esforço de mobilização das instituições de ensino superior para responder ao apelo feito pelo Governo na sequência do elevado número de candidaturas à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público”, justifica a tutela em comunicado.

Este ano, a primeira fase do concurso nacional de acesso às universidades e politécnicos contou com 63.878 candidaturas, mais 11 mil em comparação com as vagas disponibilizadas inicialmente e o maior número desde 1996.

A abertura de 3.080 novas vagas a nível nacional eleva para 56.043 o total de lugares disponíveis nesta fase.

O aumento excecional das vagas já tinha sido decidido em Conselho de Ministros na semana passada, na sequência de um parecer positivo da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, cabendo depois às próprias instituições definir as vagas adicionais.

À semelhança do que aconteceu no ano passado pelo mesmo motivo, as vagas adicionais agora a concurso no regime geral de acesso resultam da transferência de vagas não ocupadas nos concursos especiais.

Estas vagas vão ser disponibilizadas ainda durante a primeira fase, cujo prazo de candidatura terminou em 20 de agosto e, por isso, será aberto um período excecional para os alunos poderem rever as suas preferências.

Entre terça-feira e quinta-feira, a plataforma de candidatura ‘online’, na página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), vai reabrir para os que quiserem rever as suas opções de candidatura.

A lista atualizada das vagas a concurso para todos os 1.070 cursos será disponibilizada no mesmo ‘site’ até segunda-feira, onde também serão divulgados os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso no dia 27 de setembro.

Com Lusa

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.