Assinar
Covid-19

Covid-19: Alunos do 3º ciclo vão ser testados até 15 de outubro

Ontem, terça-feira, Portugal registou mais 730 casos positivos de Covid-19 e mais quatro óbitos associados à doença.

Cerca de 200 mil alunos do ensino secundário foram testados para a Covid-19 nas últimas duas semanas com resultados positivos residuais, inferiores a 1%, segundo dados do Ministério da Educação (ME).

Desde segunda-feira e até 15 de outubro, vão ser testados os alunos do 3º ciclo do ensino básico, naquela que é a última fase do rastreio à Covid-19 na comunidade escolar.

“Desde o início de setembro decorrem nos estabelecimentos de educação e ensino testagens à Covid-19. Depois dos trabalhadores docentes e não docentes, e seguindo o calendário previsto, nas últimas duas semanas foi a vez dos alunos do ensino secundário. Foram realizados perto de 200 mil testes a alunos do 10.º ao 12.º ano, tendo o índice de positividade continuado a revelar níveis muito baixos – 0,15%”, lê-se num comunicado do ME.

Os testes realizados ao pessoal docente e não docente para o arranque do ano letivo revelaram “cerca de um positivo” em cada mil, tendo sido testadas 140 mil pessoas, segundo as informações avançadas pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

“Indo ao encontro do parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS), de agosto passado, para a realização de um rastreio à Covid-19 na comunidade escolar no arranque do ano letivo, este varrimento entrou esta segunda-feira na sua última fase, com a testagem dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico, que decorre até 15 de outubro”, refere o ME.

Ontem, terça-feira, Portugal registou mais 730 casos positivos de Covid-19 e há a lamentar mais quatro óbitos associados à doença.

Segundo o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), mais 1.064 pessoas recuperaram da infeção por SARS-CoV-2, o que colocou o total de casos ativos abaixo dos 30 mil.

No país havia ontem 29.884 casos ativos, menos 338 do que na segunda-feira.

Em relação ao balanço no distrito de Leiria e concelho de Ourém, efetuado pelo REGIÃO DE LEIRIA, passou, a partir desta semana, a ser publicado apenas à sexta-feira.

A decisão surgiu depois de, 1 de outubro, ter sido desativado o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil e o boletim Covid-19, que era enviado diariamente às redações, passar a ser remetido apenas às 00h05 de sexta-feira.

RL com Lusa

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.