Assinar
Covid-19

Covid-19: Incidência abaixo dos 100 casos por 100 mil habitantes e Rt sobe ligeiramente

Portugal mantém-se na “zona verde” da matriz de risco, com um valor de incidência de 94,3 casos de infeção por cada 100 mil habitantes.

O último boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado ontem, segunda-feira, dá conta que Portugal se mantém na “zona verde” da matriz de risco.

Este dado é calculado cruzando o valor da incidência com a transmissibilidade – R(t). Ao nível nacional, o valor da incidência fixava-se nos 94,3 casos de infeção por SARS-CoV-2 por cada 100 mil habitantes e o R(t) nos 0,91.

A nível nacional, a taxa de incidência desceu de 101,7 casos por 100 mil habitantes para 94,3, abaixo do limiar dos 100 casos pela primeira vez desde 16 de junho, segundo o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado ontem, segunda-feira.

Em Portugal continental, este indicador desceu dos 103 casos de infeção para 95,1.

O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – registou uma ligeira subida desde sexta-feira, passando de 0,89 para 0,91 a nível nacional e de 0,89 para 0,90 em Portugal continental.

De acordo com a informação divulgada pela DGS, ontem foram registados mais 193 casos positivos em todo o país e mais 331 pessoas recuperaram da doença.

Estes dados levaram a que o número de casos ativos descesse para 30.222, menos 145 do que no dia anterior, domingo. Foram ainda registados mais 7 óbitos em Portugal associados à Covid-19.

No último balanço efetuado pelo REGIÃO DE LEIRIA, no sábado, dia 2, registavam-se, na região de Leiria, mais três novos casos positivos em Ourém, um na Nazaré e outro em Óbidos e 18 recuperações – 12 em Ourém, três em Peniche, duas em Óbidos e uma na Nazaré.

No total, desde o início da pandemia, em março de 2020, foram confirmados na região de Leiria 37.780 casos positivos e 36.420 pessoas recuperaram da infeção pelo novo coronavírus. Há a lamentar 913 óbitos associados à Covid-19.

No sábado, 447 pessoas permaneciam com infeção ativa.

A 1 de outubro foi desativado o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil, pelo que o boletim Covid-19, que era enviado diariamente às redações, passará a ser remetido apenas às 00h05 de sexta-feira.

A atualização da situação epidemiológica na região de Leiria, efetuada pelo nosso jornal, passará também a ser publicada à sexta-feira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados