Assinar
Desporto

Congresso Nacional de Professores de Educação Física integra programação de Leiria Cidade Europeia do Desporto

Evento vai integrar programação de Leiria para Cidade Europeia do Desporto em 2022.

A pouco e pouco começam a ser revelados os eventos que vão marcar o calendário desportivo na cidade de Leiria no próximo ano.

Esta manhã, no Salão Nobre da Câmara de Leiria, a autarquia celebrou um protocolo com o Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e com a Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) para a realização do 12º Congresso Nacional de Educação Física (CNEF).

O evento está marcado para os dias 29 e 30 de outubro de 2022, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e são esperadas várias centenas de participantes de todo o país, desde professores de Educação Física, estudantes de ensino superior, treinadores e profissionais ligados às várias áreas da Educação Física.

O evento, organizado pelo CNAPEF e a SPEF, será um espaço para discutir e refletir sobre as temáticas da Educação Física, do desporto, do exercício e da saúde, com especialistas das diferentes áreas.

Gonçalo Lopes, presidente da autarquia de Leiria, entende que este “será um congresso marcante”, de um conjunto de eventos que estão a ser calendarizados para a Cidade Europeia do Desporto 2022, quando o desporto, a par da cultura, assume “um fator decisivo na formação dos nossos jovens e na qualidade de vida no concelho”.

“Queremos assumir Leiria como uma referência no desporto, no próximo ano. Não só através dos eventos mas com a marca que queremos deixar para o cidadão. Com o desporto a ter um papel decisivo para a preparação e formação das pessoas”, acrescentou o autarca.

A recuperação das escolas do 3º ciclo, em especial dos seus pavilhões, bem como a melhoria das condições ao nível do secundário, no que se refere aos seus equipamentos desportivos, quer indoor, quer outdoor, para promover, dinamizar e incentivar, a prática desportiva entre os mais jovens, são outras das medidas que a Câmara de Leiria vai realizar no próximo ano para incentivar a prática desportiva, disse Gonçalo Lopes.

“Nada se consegue hoje de forma isolada e, em Leiria, temos um trabalho colaborativo intenso com os clubes e associações,  trabalhando em equipa, porque só assim se alcançam os resultados desejados”, concluiu.

Nuno Ferro, da SPEF, destacou a importância de uma instituição de ensino superior, com formação em Educação Básica e Desporto e Bem-Estar, na cidade como um dos elementos favoráveis à realização do congresso em Leiria. Naturalmente a pandemia será um tema que não ficará de fora da discussão ao longo dos dois dias de congresso, até porque as adaptações que os praticantes, treinadores, professores e toda a sociedade necessitaram de fazer, nos últimos dois anos, e as consequências resultantes dos confinamentos e da prática desportiva realizada, estão entre as principais preocupações dos profissionais.

“É com grande expectativa que aguardamos o congresso e queremos fazê-lo com qualidade. Tal como é a aposta de Leiria no desporto, com qualidade”, disse o presidente da direção da SPEF.

A ideia foi partilhada por Avelino Azevedo, presidente da direção do CNAPEF, entidade que conta com mais de oito mil profissionais, que diariamente se dedica a “valorizar a disciplina e a atividade física e a sua prática”.

A última edição do CNEF aconteceu na Figueira da Foz, em 2019, com o tema – Avaliar para Melhorar na Educação Física, no Treino Desportivo e no Exercício e Saúde.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.