Assinar
Covid-19

Covid-19: Surto na Medicina do hospital de Leiria regista 29 infeções e quatro óbitos

Surto atingiu 24 doentes e cinco profissionais. Segundo o hospital, os doentes falecidos tinham comorbilidades que levaram ao seu internamento.

Subiu para 24 o número de casos positivos de Covid-19 entre doentes internados no serviço de Medicina Interna do Hospital de Santo André (HSA) associados ao surto detetado no passado domingo, havendo quatro mortes a lamentar.

Segundo informação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), os quatro doentes falecidos tinham entre 75 e 87 anos de idade e comorbilidades que ditaram o seu internamento.

Entretanto, dois doentes “tiveram alta para domicílio, onde se encontram a cumprir isolamento”. Os restantes 18 doentes infetados por Covid-19, com idades compreendidas entre os 52 e os 92 anos, estão a cumprir isolamento e a serem acompanhados na enfermaria Covid-19.

Em resposta às questões do REGIÃO DE LEIRIA, a administração do CHL salienta que “os doentes em causa, embora não evidenciem alterações a nível respiratório aparentemente motivadas pela infeção por Covid-19, são doentes que apresentam um quadro clínico grave, que já tinha levado ao seu internamento no Serviço de Medicina Interna”.

Acrescenta ainda que todos os doentes infetados “estão duplamente vacinados”.

Hoje, como na segunda-feira, cumprem ainda isolamento profilático outros 16 doentes internados no mesmo serviço que testaram negativo.

Já entre os profissionais de saúde, foram diagnosticados cinco casos positivos – um médico, um enfermeiro, um assistente operacional, um aluno de enfermagem e um estagiário do Instituto de Emprego e Formação Profissional. “Todos se encontram a cumprir isolamento nos seus domicílios”, destaca o CHL, dando conta de que foram testados até ao momento “50 contactos entre profissionais associados a este surto, estando hoje em curso a testagem a sete contactos entre profissionais, porém de baixo risco”.

O CHL mantém, como medida de prevenção e controlo do surto, a suspensão das visitas dos pisos 3 e 4 da torre nascente, onde ficam localizados o serviço de Medicina Interna e a enfermaria Covid-19.

“As famílias dos doentes foram informadas e a situação está a ser articulada com as autoridades de Saúde Pública”, adianta ainda o CHL, referindo não haver registo da existência de outros surtos ativos nos três hospitais que compõem o CHL

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados