Assinar
Sociedade

Um surpreendente mundo jurássico por explorar

Pegadas, fósseis e outros vestígios ajudam a conhecer a evolução do planeta Terra a partir do nosso território.

Com cerca de 1.500 pegadas do Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros de Ourém/Torres Novas é um património único a nível mundial Joaquim Dâmaso

Há muitos vestígios na região, de Pombal à Lourinhã, que ajudam a contar e a perceber a história da evolução da vida no planeta Terra.

Ao longo das últimas décadas, muitos achados paleontológicos foram descobertos neste território, revelando desde praias do Jurássico a gigantes de muitas toneladas que aqui habitaram há largos milhões de anos.

Uma história que ajuda igualmente a perceber o movimento das placas continentais, recuando a um tempo em que as placas continentais da Europa e da América estavam muito mais próximas do que nos nossos dias.

Um valioso e surpreendente legado que, na maior parte dos casos, está ainda por explorar, estudar, conservar e também rentabilizar.

Dinossauro ou Dinossaurio?

A dúvida é frequente, mas qualquer das formulações é correcta. Originalmente, o nome foi criado no século XIX pelo biólogo, anatomista e primeiro diretor do Museu de História Natural de Londres, Richard Owen. Com origem grega, a palavra significa “lagarto terrível”. Os linguistas recomendam a utilização de “dinossauro”, mas “dinossaurio” está mais perto da palavra criada por Owen.

Mais de mil espécies identificadas

Os dinossauros apareceram na Terra há pelo menos 230 milhões de anos e a sua extinção data de há 65 milhões de anos. Foram os maiores animais que habitaram o planeta durante 130 milhões de anos, chegando aos sete continentes. Estão identificadas mais de mil espécies de dinossauros, desde os mais pequenos, do tamanho de uma ave atual, aos maiores, que podiam chegar às 90 toneladas.

Os maiores do mundo

Estima-se que o maior dinossauro conhecido, o Argentinossauro, pudesse pesar até 100 toneladas e podia medir até 40 metros de comprimento. O Supersauro encontrado na Lourinhã será o mais comprido descoberto em Portugal, podendo chegar aos 45 metros. Já a recente descoberta em Pombal aponta para a presença do maior saurópode encontrado na Europa.

Dinossauros e Pegadas do Oeste

Há um geoparque a nascer no Oeste e, claro, os dinossauros tinham de constar no plano – 12 espécies de dinossauros encontradas pela primeira vez no território. O Aspiring Geoparque do Oeste propõe a rota “Dinossauros e Pegadas do Oeste” para dar a conhecer arribas jurássicas onde foram descobertos trilhos e ninhos de dinossauros, entre outras surpresas. É possível reservar visitas acompanhadas pelo Whatsapp +351 928 114 300. Também pode seguir o roteiro disponível na app Visit Oeste (disponível para Android e iOS).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados