Assinar
Cantinho dos Bichos

Caminhada junta cães, tutores e muita cor. Vem aí a “cãolorun”

O percurso terá cerca de 5 quilómetros, começa numa zona de floresta e termina à beira-mar, próximo da hora do pôr do sol.

O início de outubro reserva desporto, cor e muita diversão para patudos e tutores. A Trelas Soltas – escola de treino e modificação comportamental vai dinamizar a primeira colorun em que os cães também podem participar.

A escola é já conhecida pelos seus eventos “fora da caixa”, como o “cão martinho solidário”, que decorreu em novembro, a “cãominhada popular” na Feira de Leiria, em maio, ou o sunset para cães na Praia do Norte, na Nazaré, que juntou mais de 200 pessoas e 100 patudos.

Carlos Cruz, treinador de cães, explica que as iniciativas surgiram como uma necessidade de complemento dos treinos: “É muito fácil treinar dentro de quatro paredes, mas depois quando estamos na rua, por vezes as coisas não correm assim tão bem”, afirma.

Estas saídas à rua, em grupo, são também uma oportunidade de trabalhar competências como o andamento à trela e de os cães socializarem com outros patudos.

Além disso, os eventos ajudam a atrair novos clientes. Todos estes objetivos foram tidos em conta na organização da “cãolorun”, que decorrerá na Nazaré, ao final da tarde de 1 de outubro.

Ao longo de cerca de 5 quilómetros, patudos e tutores vão caminhar num percurso que começa na floresta e vai até à beira-mar, na praia do Norte, para verem o pôr do sol.

Pelo caminho, há muita cor à mistura para garantir a máxima diversão. Segundo Carlos Cruz, será utilizado um pó, “completamente seguro” para pessoas e animais, composto por corante alimentar e amido de milho que pode facilmente ser sacudido do pêlo dos cães.

O responsável da escola sediada em Leiria garante que este é “um conceito completamente novo” e espera a adesão de 300 a 400 pessoas e cerca de 250 cães.

A participação na “cãolorun” custa 12,5 euros, valor que inclui um mala, uma t-shirt, óculos de proteção e brindes dos parceiros que estarão presentes. As inscrições abrem esta semana, através de uma página online, que será disponibilizada nas plataformas digitais da Trelas Soltas.

O evento tem ainda um carácter solidário, com 10 por cento do valor da inscrição a ser entregue a uma associação de proteção de animais do distrito de Leiria.

No final da caminhada, haverá música com um dj, animadores, comida e bancas para os parceiros do evento e para as associações locais.

Título da notícia corrigido a 12 de setembro de 2022, às 23h25. No texto foi ainda substituída a palavra “tinta” pelas palavras “cor” e “pó”, uma vez que o material a usar nesta iniciativa não será tinta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados