Assinar
Saúde

Conferência: Centro Hospitalar de Leiria quer colocar a população a pensar nos cuidados paliativos

O encontro acontece na próxima quinta-feira e a entrada é livre.

“Curar corações e comunidades: vamos falar sobre cuidados paliativos?” é o tema da conferência, organizada pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que convida a sociedade a refletir sobre esta área da saúde.

A iniciativa acontece na manhã de 20 de outubro, quinta-feira, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (auditório 1, edifício B), do Politécnico de Leiria.

Segundo uma nota de imprensa, a conferência “visa promover a literacia para a saúde na área dos cuidados paliativos e sensibilizar para a sua importância junto de várias entidades e de toda a comunidade”.

A diretora do Serviço de Cuidados Paliativos, Catarina Faria, citada na nota, destaca a importância do encontro: “É uma oportunidade de refletirmos, enquanto comunidade e cuidadores, de como curar o nosso coração e o da nossa comunidade após uma pandemia. Torna-se premente falar sobre os cuidados paliativos e cuidar de quem cuida de pessoas em fim de vida”.

Os participantes serão recebidos a partir das 9h30 para que, pelas 10 horas, inicie uma introdução sobre o principal tema, seguida da partilha da experiência de um profissional de saúde que integra a equipa dos cuidados paliativos do CHL.

Logo depois, às 11 horas, Raquel Gomes, da SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos, apresentará o projeto “Aqui Contigo, o Som como último colo”. Haverá ainda tempo para um momento musical, com a participação de Rebeca Aizic.

A conferência termina com uma mesa redonda, intitulada “Desafios em Cuidados Paliativos – passado, presente e futuro”, que contará com intervenções da diretora da Unidade de Paliativos do Hospital da Luz, Isabel Galriça Neto, e do professor na Universidade Católica de Lisboa, Manuel Luís Capelas, estando a moderação entregue a Catarina Faria.

A entrada é gratuita, mediante inscrição através de um formulário online (clique aqui).

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos celebrou-se a 8 de outubro. Em todo o mundo o mês é dedicado à sensibilização para esta área da saúde sob o tema “Healing Hearts and Communities” (curar corações e comunidades em português).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados