Assinar
Sociedade

Pombalense Adérito Araújo abre ciclo Tardes de Matemática – Conversas Ímpares

Conversa decorre no Exploratório – Centro de Cieñcia Viva, em Coimbra, com entrada livre. A partir das 15 horas deste sábado.

A iniciativa Tardes de Matemática – Conversas Ímpares, da delegação regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática, tem início este sábado, dia 12, no Exploratório – Centro Ciência Viva, em Coimbra, com o pombalense Adérito Araújo como convidado.

O novo ciclo de conversas para este ano lectivo, 2022/2023, terá sessões em cada mês ímpar, sempre no segundo sábado, a partir das 15 horas, com entrada livre, com o objetivo de “dar a conhecer a Matemática, a sua história e muitas das suas aplicações, a públicos de todas as idades, contribuindo para que a sociedade compreenda um pouco melhor a importância desta ciência”, informa o centro, em comunicado.

O projeto teve início em 2019 através de uma iniciativa conjunta da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a que agora se dá continuidade, num novo ciclo Tardes de Matemática – Conversas Ímpares.

O professor no departamento de Matemática e investigador do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra é o convidado e apresentará o tema “Como a Matemática pode salvar a tua vida”.

Adérito Araújo exerceu durante vários anos o cargo de vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e de diretor da revista Gazeta de Matemática. Foi também presidente e mantém-se na direção do ECMI (European Consortium for Mathematics in Industry), um consórcio europeu de mais de uma centena de empresas e instituições académicas que visa promover e apoiar o uso da modelação, simulação e optimização matemáticas no tecido empresarial.

Ao longo da sua carreira, Adérito Araújo tem procurado manter colaboração ativa com engenheiros, médicos, físicos e químicos em múltiplos projetos de cariz interdisciplinar. Os interesses científicos mais recentes do investigador incluem o desenvolvimento de modelos matemáticos e numéricos em aplicações biomédicas, em particular, no processamento de imagens médicas e na propagação da luz no olho humano, acrescenta o mesmo comunicado.

Em paralelo, Adérito Araújo, que já foi cronista do REGIÃO DE LEIRIA, tem participado na vida cultural e política da cidade. Depois de anos como coordenador geral do GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra), colabora agora com a Associação Cultural Tarrafo, onde é responsável pela conceção e encenação de vários espetáculos e eventos culturais.

É também um dos fundadores do projeto de intervenção cívica e política, Farpas Pombalinas, um blogue que se tem afirmado, desde 2008, como espaço de cidadania no concelho de Pombal, de onde Adérito Araújo é natural.

O ciclo prossegue em janeiro, março, maio e julho de 2023, com a participação de Fernando Figueiredo, Márcio Nascimento, Nuno Bastos, Nuno Conceição, Rui Pascoal e Fátima Leite.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados