Assinar
Saúde

Campanha nacional apela à dádiva de sangue e desmistifica mitos

“Estou a tomar medicamentos, posso dar sangue?”, “Estou grávida, posso dar sangue?” são algumas das questões que ganham resposta nesta campanha. Saiba ainda onde dar sangue no distrito de Leiria.

mulher sentada numa cadeira enquanto dá sangue

Sabia que uma dádiva de sangue pode salvar até três vidas? Este é o mote da campanha lançada pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS), na passada quarta-feira, dia 14, para apelar à dádiva de sangue.

O objetivo, lê-se na sinopse da campanha, é “chegar a todas as pessoas, com foco nas gerações mais jovens”, incentivando à dádiva de sangue.

E como na hora de dar sangue surgem muitas dúvidas, a campanha aposta também na desmistificação de alguns critérios de elegibilidade e explica o que deve ser feito depois de dar sangue.

“Estou a tomar medicamentos, posso dar sangue?”, “Recebi uma transfusão, posso dar sangue?”, “Estou grávida, posso dar sangue?”, “Estou com gripe”, “Sofri um aborto”. Estas e outras questões ganham resposta na campanha patente online. Saiba mais aqui.

Onde dar sangue no distrito de Leiria?

Se quiser dar sangue esta semana, pode fazê-lo durante a manhã desta terça-feira, entre as 9h30 e as 13 horas, e na tarde de sexta-feira, entre as 15 e as 19 horas, na porta 2 do estádio municipal de Leiria.

No sábado, dia 24, são feitas colheitas na rua Comandante Carlos Leão da Silva Lote 4, em Alcobaça, entre as 9 e as 13 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.