Assinar


Sociedade

Projetos de valorização turística em Alvaiázere, Ansião e Ourém recebem apoio após os fogos de 2022

A criação de um Outdoor Center na serra de Sicó e a valorização da praia do Agroal estão entre os oito primeiros projetos financiados pela linha Regenerar e Valorizar Territórios.

A valorização da praia do Agroal foi um dos projetos contemplados

Os contratos dos primeiros projetos apoiados pela linha Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022 foram assinados este sábado, para um investimento total de 4,5 milhões de euros na Serra da Estrela, Sicó e Agroal.

“Foram já assinados os contratos referentes aos primeiros oito projetos apoiados ao abrigo da linha Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022, os quais correspondem a um investimento total de 4,5 milhões de euros e a um incentivo global de 3,8 milhões de euros”, informou o Ministério da Economia e do Mar, em comunicado.

Os primeiros contratos abrangem nove dos 14 concelhos afetados pelos incêndios de 2022 (Alvaiázere, Ansião, Ourém, Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Covilhã, Guarda e Seia), no âmbito do Programa Transformar Turismo, que tem, desde o início do ano, uma linha de apoio exclusivamente destinada aos municípios afetados pelos fogos do ano passado.

“Esta linha destina-se a financiar projetos em rede que visem o desenvolvimento de produtos turísticos e a regeneração e revitalização dos ecossistemas e comunidades relacionados com a atividade turística”, explicou o Governo.

Adicionalmente, estes projetos preveem a implementação de ações de prevenção e mitigação do potencial de risco em espaços turísticos.

Entre as iniciativas a desenvolver destacam-se, na região de Leiria, a implementação de um Outdoor Center na serra de Sicó (iniciativa dos municípios de Alvaiázere e de Ansião), e a valorização turística dos ativos naturais e paisagísticos diferenciadores do Agroal, no concelho de Ourém, designadamente, o Parque Natureza do Agroal e a praia fluvial do Agroal. O projeto, que visa a melhoria das condições de fruição da praia e da piscina ao nível da segurança e da acessibilidade, é dinamizado pelo município e a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima.

Estão ainda previstos o estabelecimento de uma Rota da Lã, a desenvolver pela Universidade da Beira Interior no âmbito do turismo industrial; o lançamento de uma campanha de promoção turística da Serra da Estrela; o lançamento do projeto Estrela Green Hub; a criação da Rede Cultural e Criativa da Guarda ligada ao turismo cultural e criativo; a promoção de uma nova oferta literária em Gouveia baseada na vida e obra de Vergílio Ferreira; e a criação de uma Rede de Conhecimento, Visitação e Cocriação Comunitária, envolvendo 34 Aldeias de Montanha.


Secção de comentários

  • Manuel cascalho disse:

    “SUPERTAÇA”
    A CANDIDATURA HA ORGANIZAÇÃO DA FINAL DA “SUPERTACA”
    FOI CHUMBADA COMO ERA PREVISIVEL DEPOIS DE TEREM TIDO A FINALDA TAÇA DA LIGA
    E DEPOIS VÊM COMCONVERSA DA A”CENTRALIDADE
    NÃO É MAIS DO QUE “iI-N-V-E-J-A

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.