Um dos maiores eventos mundiais dedicados ao sector da cerâmica realiza-se entre 16 e 20 de setembro em Portugal, com foco principal em Alcobaça e Caldas da Rainha. A 51ª edição do Congresso da Academia Internacional de Cerâmica envolve 300 especialistas de 50 países e arranca segunda-feira em Alcobaça.
A abertura é no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel onde, a partir das 9 horas do dia 16, decorre a palestra principal sobre o tema do congresso: “A cerâmica no mundo mediterrânico: da antiguidade à contemporaneidade”.
Ao final da manhã, no Armazém das Artes, inaugura a exposição “A cerâmica mediterrânica e a sua influência global” e formaliza-se a doação das “Coleções Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio” à Câmara Municipal de Alcobaça. À tarde frui-se o património da cidade e de locais dos arredores com visitas guiadas.
Caldas da Rainha acolhe o grosso da restante programação, com três dias dedicados a palestras, apresentações, mesas redondas, debates e inauguração da exposição “Cerâmica portuguesa” no Centro Cultural e de Congressos.
O evento é promovido pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, com apoio dos municípios de Alcobaça e das Caldas da Rainha. A intenção da organização é reforçar a importância de Alcobaça e Caldas da Rainha como centros de excelência no sector. Programação disponível em https://alcobaca-caldas2024.aic-iac.org.