Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Desporto

Atletas da região ajudam Portugal a chegar à prata nos Jogos Mundiais

A final em andebol de praia foi decidida no “shoot out”, que deu vitória à Alemanha por 8-6.

Simão Santos (segundo à direita) foi considerado o melhor pivô FOTO: COP/Francisco Paraíso

Portugal ou Alemanha. Uma das duas seleções seria vencedora no torneio masculino de andebol de praia nos Jogos Mundiais Chengdu 2025, na China, e, depois do desempate por “shoot out”, o ouro caiu para o lado da equipa alemã.

No entanto, o esforço da equipa das quinas valeu a terceira prata para Portugal nestes jogos e com a ajuda de três atletas da região: Francisco Santos, Miguel Ribeiro e Simão Santos, jogadores do Nazaré BHT.

Ricardo Castro, guarda-redes, que celebrou o 39.º aniversário no dia da final, 12 de agosto, considerou que “foi um jogo um bocado complicado, mas fez-se história para Portugal”.

A equipa das quinas chegou ao final do 1.º período a vencer por 21-18, mas no 2.º período a Alemanha foi mais eficaz e venceu 19-18. O jogo foi decidido no “shoot out”, que deu vitória aos alemães por 8-6.

Além da conquista do segundo lugar, Simão Santos foi considerado o melhor pivô em prova e Tiago Costa foi nomeado o melhor jogador (MVP).

A seleção feminina, que integra Helena Corro (AD Fortitudo BH) e Carolina Paulo (Nazaré BHT), terminou em 5.º lugar.

Já a leiriense Vanessa Marina foi a última atleta da Equipa Portugal a entrar em competição, tendo conquistado o 14.º lugar final em breaking. “É o fruto de muito trabalho, mas esta, particularmente, não correu como eu queria. É um processo, há sempre altos e baixos e nós aprendemos com tudo”, disse, citada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP).

Depois das participações nos Jogos Europeus e nos Jogos Olímpicos, a b-girl queria mais da presença no Chengbei Gymnasium, em que não passou da fase de grupos, terminando no quarto lugar no Grupo C.

Portugal finalizou os Jogos Mundiais com 10 medalhas, um recorde e o dobro das alcançadas em Cali2013 e em Birmingham2022, nos quais detinha os melhores resultados de sempre.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.