Assinar

Pedaços de nós: A Família do Lado

Reúna a sua família para um almoço diferente e junte-se a nós no próximo dia 24 de novembro celebrando a diversidade.

Susana-s-ferreira
Susana S. Ferreira, voluntária da AMIGrante e investigadora na área das migrações e segurança srsferreira@gmail.com

Já conhece a “Família do Lado”? Não é propriamente a família que vive ao seu lado, os seus vizinhos. Mas o conceito nasce daí. O stress em que vivemos o nosso dia-a-dia não nos deixa espaço para convívio com outros fora dos círculos em que nos movemos. Quantos de nós não conhecem os seus vizinhos? Vivemos num mundo globalizado em que contactamos com gente de todo o mundo, mas em que muitas vezes não conhecemos aqueles que estão mais perto de nós, a “família do lado”.

A “Família do Lado” é uma iniciativa transnacional que tem como objetivo último promover a integração das famílias imigrantes na sociedade de acolhimento, através da hospitalidade por parte das famílias autóctones. E nada melhor do que o fazer “à mesa” num almoço.

“A mesa” é o local de partilha e convívio por excelência. “A mesa” promove a aproximação entre as partes, o convívio. Aqui festejamos muitos dos momentos mais importantes das nossas vidas, partilhando-os com outros. Aqui acolhemos o Outro. Através da gastronomia damos a conhecer a nossa cultura e parte da nossa identidade. Em cada prato partilhamos um pouco de nós. A nossa história, a nossa cultura. E a boa comida proporciona sempre um bom tema de conversa e partilha de experiências. “À mesa” poderão nascer grandes amizades.

Desafio-vos a participarem nesta atividade. A abrirem a porta de vossas casas a uma família estrangeira e a partilharem com ela um almoço no próximo dia 24 de novembro. Será uma oportunidade única para conhecerem uma nova cultura, até novos pratos e, quem sabe, fazerem novos amigos.

Esta será uma experiência bastante enriquecedora não só para a sua família como para as famílias imigrantes. Apesar de muitas se encontrarem já bem integradas na nossa sociedade, outras há que vivem mais isoladas, que não têm amigos/conhecidos pertencentes à sociedade de acolhimento. O sucesso da atividade em 2012 e o feedback positivo tanto das famílias imigrantes como das famílias portuguesas evidencia a necessidade de iniciativas deste género não só para uma maior integração dos imigrantes, como para um “conhecimento mais esclarecido e rico para toda a sociedade” (Rosário Farmhouse, 2013).

Reúna a sua família para um almoço diferente e junte-se a nós no próximo dia 24 de novembro celebrando a diversidade. (Poderá obter mais informações e inscrever-se através da AMIGrante ou da Associação Fazer Avançar, parceira na atividade).