Assinar
Sociedade

Colmeias foi capital da África do Sul em Portugal por um dia (fotogaleria)

A freguesia de Leiria recebeu um piquenique fora do comum no Troncão Parque reencontraram-se familiares, amigos e conhecidos, naturais ou saudosistas de África do Sul.

Bandeiras hasteadas, cachecóis ao alto, música nas colunas e carvão para o churrasco. Está tudo pronto para o piquenique que reúne sul-africanos de todo o país… em Leiria.

Mas o que trouxe esta ideia para cá, fazendo de Colmeias uma espécie de capital de África do Sul em Portugal? Depois de um encontro fracassado no norte, por falta de adesão, Otília Oliveira e Julie Azevedo decidiram repetir o evento em Leiria. “Começámos com o primeiro piquenique em Fátima, com cerca de 30 pessoas. Hoje somos perto de 250”, diz, orgulhosa, Otília.

Há quatro anos que a comunidade de sul-africanos em Portugal se reúne em Leiria. Do Minho ao Algarve, chegam de todos os pontos do país. Este ano, o encontro aconteceu no domingo, no Troncão Parque, em Colmeias, Leiria. “Há pessoas de África do Sul que aproveitam esta época para tirar férias, de modo a que coincidam com a data do evento”, conta a organizadora.

Amigos, conhecidos ou desconhecidos. Todos são bem-vindos e recebidos, como se de um elemento da família se tratasse. É uma comunidade extremamente acolhedora e o REGIÃO DE LEIRIA comprovou-o.

Leia a notícia completa na edição de 27 de julho de 2012 do REGIÃO DE LEIRIA, em papel ou online.

(fotografias: Sérgio Claro)

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.