Assinar

Infetado da Nazaré passou a apresentar sintomas do Coronavírus

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou esta quarta-feira, 24, que o estado de saúde de Adriano Maranhão, da Nazaré, passou a ser sintomático em relação ao Coronavírus.

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse esta segunda-feira, 24, que o Governo português continua a insistir com as autoridades japoneses para que o português infetado com o novo coronavírus, retido no navio no Japão, seja transferido para uma unidade hospitalar.

“O nosso concidadão continua no navio em quarentena e ainda não foi transferido para um hospital de referência. Continuamos a insistir com as autoridades japoneses para que o seja. Esperamos que venha a ser nas próximas horas ou dias”, disse à Lusa Augusto Santos Silva.

De acordo com o ministro, os contactos estão a ser feitos em primeiro lugar no Japão através da embaixada portuguesa com o ministro do Negócios Estrangeiros japonês, que é o canal de contacto e também através de diligências em Lisboa com a embaixada do Japão em Lisboa.

“Continuamos a usar os meios diplomáticos ao nosso dispor para conseguir o mais depressa possível este objetivo, que o nosso concidadão seja transferido para um hospital de referência para que o seu estado de saúde seja mais bem acompanhado”, disse.

Augusto Santos Silva disse à ter a informação de que o estado de saúde de Adriano Maranhão passou a ser sintomático.

“Temos a informação divulgada pela esposa que no último dia o nosso concidadão tenha já apresentado alguns sintomas. Ele estava assintomático e não estava a ser considerado prioritário. A informação que nos chegou e é pública é que tenha já apresentado sintomas febris e que tenho sido medicado pelo médico do navio. Esta informação faz com que aumente a nossa pressão no sentido de que a transferência seja realizada”, sublinhou.

Augusto Santos Silva frisou não ter ainda conhecimento de quando o cidadão será transferido, mas adiantou que essa informação será divulgada em primeiro lugar à família.

Em relação aos restantes tripulantes portugueses, o ministro disse que não tem nenhuma informação negativa.

“Temos indicação que se encontram bem os cidadãos portugueses. Temos indicação de que o cidadão português que já foi internado e cuja situação médica não inspira cuidados. Este cidadão usou o seu direito de não divulgar a sua identidade”, disse.

Dos quatro tripulantes portugueses no navio, um está de quarentena e os outros estão bem, e um quinto que necessitou de cuidados médicos e foi internado está bem e a evoluir favoravelmente.

No domingo, as autoridades japonesas confirmaram que o português Adriano Maranhão, canalizador no navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao coronavírus Covid-19, de acordo com fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Esta fonte disse que o ministério está a “insistir junto das autoridades locais para que se proceda à sua transferência para o hospital de referência”, no Japão.

Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados