Assinar
Ourém

Ourém comemora feriado municipal com inauguração da Rota dos Pastorinhos e praça Dr. Francisco Vieira

Cerimónias contam com um menor número de participantes e podem ser acompanhadas online.

castelo de ourém

Ourém celebra este sábado, 20 de junho, o feriado municipal com um número reduzido de participantes, devido às limitações impostas pelas medidas de contenção da Covid-19, mas com dois momentos que evocam figuras de relevo para o concelho.

Este ano, o Munícipio decidiu atribuir o nome de Francisco Vieira à praça situada em frente ao auditório da INSIGNARE. O presidente da Câmara Luís Albuquerque considera ser “o local ideal para perpetuar a sua memória, assim como o tanto que a sua obra representa para o concelho de Ourém”.

Francisco Vieira morreu em outubro de 2017. Natural de Fátima, onde nasceu a 26 de janeiro de 1957, dedicou a sua vida à educação e ao turismo, exercendo as funções de diretor da Escola Profissional de Ourém e de presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), da Região de Turismo Leiria-Fátima, do INFTUR – Instituto de Formação Turística, da SRUFÁTIMA – Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima e diretor da Escola Profissional da Nazaré. Foi também cronista do REGIÃO DE LEIRIA durante vários anos.

As cerimónias de hoje contam ainda com a inauguração da Rota dos Pastorinhos, às 11h30, em Aljustrel. O percurso assenta nos 10 lugares que marcaram a história dos três videntes de Fátima e as suas vivências no concelho de Ourém. Nesse circuito estão incluídos locais emblemáticos como Aljustrel, Fátima e Ourém e outros menos óbvios como Olival e Soutaria, narrando episódios menos conhecidos da vida dos videntes e que, desta forma, dão a conhecer outros pontos do concelho.

Ao longo da rota, os visitantes encontram painéis interpretativos e outros elementos onde podem obter informações sobre a vida dos pastorinhos e sobre os vários recursos turísticos existentes em Ourém.

“O projeto é financiado por fundos comunitários e contará com placas informativas, painéis interativos, bancos e módulos de suporte de bicicletas para usufruto de todos”, informa a Câmara em comunicado.

As comemorações do Dia do Município de Ourém estão apenas destinadas a convidados, de acordo com as normas e recomendações que visam o combate à propagação da Covid-19, mas os munícipes podem acompanhar todos os momentos desta celebração através das transmissões online.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados