Assinar
Cultura

“A lista de Aristides de Sousa Mendes” apresentado em Leiria

Livro de Ana Cristina Luz recorda os autores e intérpretes salvos pelo Cônsul de Portugal em Bordéus durante a II Guerra Mundial.

Ana Cristina Luz apresenta sábado, 19 de setembro, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, o livro “A Lista de Aristides de Sousa Mendes”

A sessão começa às 17 horas e contará com a presença de Cláudia Ninhos, doutorada em História, área de especialização em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, especialista na história das relações luso-alemãs, do Nacional-Socialismo e do Holocausto, e de António Moncada de Sousa Mendes, neto do Cônsul de Bordéus.

“Mais de meia centena de músicos, atores, escritores, jornalistas foram salvos do Holocausto por Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, que emitiu vistos a milhares de pessoas em fuga”, revela a autora Ana Cristina Luz.

O pintor catalão Salvador Dalí e a mulher Gala, o ator norte-americano Robert Montgomery, o pianista polaco Witold Malcuzynski e a escritora francesa Tereska Torrès são alguns dos casos.

Esta apresentação insere-se no Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto “Projeto Nunca Esquecer”.

A escritora é natural da Maceira e atualmente reside em S. Pedro de Moel. Este novo livro sobre Aristides Sousa Mendes é o segundo editado por Ana Cristina Luz – depois de “Aristides, o semeador de estrelas”, de 2012 – e surge no âmbito do mestrado em Mediação Cultural e Literária, da Universidade do Minho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.