Assinar


Castanheira de Pera

Covid-19: Castanheira de Pera entre os concelhos do continente com menos casos confirmados em oito meses

O concelho no interior do distrito registou apenas dois casos de covid-19 desde março, um dos quais ainda ativo

Passados quase oito meses desde o início da pandemia de covid-19 em Portugal, nove municípios do continente, localizados sobretudo no Alentejo, registavam nenhum ou até três casos confirmados acumulados até segunda-feira, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Entre eles está Castanheira de Pera, que teve apenas três casos desde então.

Para além do concelho que pertece ao distrito de Leiria, Penedono, Mêda, Penalva do Castelo, Castelo de Vide, Fronteira, Monforte, Alvito e Barrancos são os outros concelhos do território continental português que contabilizavam entre zero e três casos confirmados acumulados de covid-19 até às 12:00 desta segunda-feira, 26, de acordo com a análise do mapa do ponto de situação atual em Portugal, com dados da DGS.

“Tal como está escrito no boletim epidemiológico, quando os casos confirmados são inferiores a três, por motivos de confidencialidade, os dados não são apresentados”, ressalvou a DGS, explicando que “a orientação é para divulgar apenas os concelhos com mais de três casos, tendo por base o respeito pelo segredo estatístico”.

Desde segunda-feira até hoje, de acordo com dados da DGS e das câmaras municipais, passaram a ser quatro os concelhos do continente com nenhum ou menos de três casos confirmados, designadamente Alvito, Fronteira, Barrancos e Castanheira de Pera.

No interior do distrito de Leiria, o concelho da Castanheira de Pera registou apenas dois casos de covid-19, um dos quais ainda ativo, desde março até quinta-feira, o que suscita o aplauso da Câmara ao trabalho da Proteção Civil, GNR, instituições de saúde e sociais, bem ao “grande esforço e comportamento exemplar” da Santa Casa da Misericórdia e da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Castanheira de Pera (Cercicaper).

Nestes quatro níveis de intervenção, “tem havido uma atuação de grande proximidade” das entidades, disse à Lusa a presidente da Câmara da Castanheira de Pera, Alda Carvalho, referindo que “nenhum dos dois contágios” confirmados localmente desde que a pandemia atingiu Portugal, no início de março, se verificou entre utentes, trabalhadores ou dirigentes das instituições de solidariedade social, referiu.

Além dos municípios do continente, há seis concelhos na Região Autónoma dos Açores sem casos ou até três casos confirmados acumulados, segundo os mais recentes dados da DGS no mapa do ponto de situação atual em Portugal, com dados às 12:00 de segunda-feira, que revelam que são Lajes das Flores, Santa Cruz das Flores, Corvo, Lajes do Pico, Vila Franca do Campo e Vila do Porto. Na Região Autónoma da Madeira, todos os concelhos têm mais de três casos confirmados acumulados de covid-19.

Desde o início da pandemia em Portugal até segunda-feira, dos 308 municípios portugueses, 15 concelhos apresentavam entre zero e três casos confirmados acumulados do novo coronavírus.

No âmbito da pandemia de covid-19, em Portugal, morreram 2.428 pessoas dos 132.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados