Assinar
Covid-19

Covid-19: Ourém tem mais de mil casos ativos

Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria não atualizou a situação epidemiológica, nas últimas 24 horas.

imagem microscópica 3D do novo coronavírus

A não atualização dos dados da situação epidemiológica de Covid-19 na região de Leiria, por parte dos Agrupamentos de Centros de Saúde, não permite esta quinta-feira, dia 21, a divulgação do balanço da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria.

Ainda assim, algumas autarquias, à semelhança do que têm feito nos últimos meses, divulgaram os últimos casos de infeção, recuperação e óbitos confirmados nos seus municípios.

O REGIÃO DE LEIRIA recolheu a informação de seis dos 17 concelhos da região (distrito de Leiria e concelho de Ourém) e contabilizou 168 novos casos de infeção.

Ourém tem 59 desses novos casos, e ultrapassou a “barreira” dos mil casos ativos (1.017), sendo o único concelho da região acima do milhar. Leiria é o segundo concelho com mais doentes ativos (923).

Em Caldas da Rainha, nas últimas 24 horas, mais 36 pessoas testaram positivo.

O surto detetado na terça-feira no lar da Misericórdia, com 107 infectados, começa agora a estar refletido no balanço diário. O município esclarece que “os casos só integram a contagem diária oficial quando registados no SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), pelo que os casos deste surto, como de todos os casos entre a população em geral, integram os boletins epidemiológicos conforme é feito o seu registo nesta plataforma oficial de controlo de casos, uma função que cabe à Saúde desenvolver dentro das difíceis condições que estamos a viver”.

Em Peniche, que desde terça-feira não atualizava os dados, há 33 novas infeções.

Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, Henrique Bertino, presidente da autarquia, confirmou ontem que há 16 turmas de várias escolas do concelho em isolamento e foram detatadas situações de contágio resultantes de encontros e festas no período do Natal, factores que potenciaram a transmissão do vírus na comunidade.

Em Porto de Mós há 22 novos casos positivos, na Nazaré 14 e em Óbidos outros quatro.

Dos seis concelhos onde foi possível atualizar a informação epidemiológica, apenas três registam recuperações: 10 em Peniche, sete na Nazaré e cinco em Porto de Mós, ou seja, mais 22 doentes superaram a doença.

Há ainda um óbito a assinalar, no concelho de Caldas da Rainha, que tem agora 60 vítimas mortais desde o início da pandemia. Na região de Leiria contabilizam-se 375 mortes com causas associadas à infeção.

Fonte: Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo e municípios. A tabela de hoje não inclui a atualização dos dados dos ACES Pinhal Interior, Pinhal Litoral e Oeste Norte.

Os dados referem-se aos 16 concelhos do distrito de Leiria e ao concelho de Ourém que, apesar de pertencer ao distrito de Santarém, mantém com Leiria grande proximidade e tem o Hospital de Santo André como hospital de referência.

Portugal com 221 mortes em 24 horas, novo máximo

Portugal registou hoje 221 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 13.554 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim revela também que estão internadas 5.630 pessoas, mais 137 do que na quarta-feira, das quais 702 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, mais 21, dois valores que também representam novos máximos da fase pandémica.

O número diário de novos casos ativos é o mais alto de sempre. Estão hoje ativos 151.226, mais 7.450 nas últimas 24 horas.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados