Assinar
Covid-19

Covid-19: Região de Leiria regista 18 mortes e 309 casos de infeção

O concelho de Leiria contabilizou oito óbitos e Pombal cinco. Há ainda registo de 209 recuperações

Imagem microscópica do novo coronavírus

A região de Leiria registou nas últimas 24 horas um novo máximo de óbitos, com um total de 18 vítimas mortais. Oito das mortes reportam-se ao concelho de Leiria, cinco a Pombal e dois à Marinha Grande. Batalha, Caldas da Rainha e Peniche sinalizaram, por sua vez, uma morte cada devido a complicações associadas à infeção pelo novo coronavírus.

Já em Óbidos, o total de mortes foi hoje corrigido no balanço diário da Comissão Distrital de Proteção Civil, fixando-se em 14. Segundo explica o Município, foi, “por lapso”, assinalado ontem um óbito aquando da “introdução de dados no sistema”, mas “nada teve a ver com Covid-19”.

Até ao momento, morreram 360 pessoas infetadas com o novo coronavírus no distrito de Leiria e no concelho de Ourém.

Nas últimas 24 horas, foram ainda contabilizados 309 casos positivos, 94 dos quais no concelho de Leiria, 68 em Ourém, 50 em Peniche, 39 em Pombal, 30 em Alcobaça e 29 em Caldas da Rainha. Com menos de 20 novas infeções, surgem os concelhos de Óbidos (com mais 17), Marinha Grande (13), Batalha (12), Porto de Mós (9) e Nazaré (6).

Para este aumento terão contribuído vários surtos sinalizados na região nos últimos dias. Ontem, segunda-feira, foram dados a conhecer focos de infeção em várias instituições.

Na Fundação Santa Margarida do Arrabal, no concelho de Leiria, 35 funcionários testaram positivo. No lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, havia ontem registo de 43 utentes e 13 funcionários infetados, enquanto o Hospital de Cuidados Continuados Casimiro da Silva Marques, da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, confirmou um surto que atingiu 15 idosos e sete trabalhadores, e de que resultou um óbito.

Ontem ainda, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, referiu na reunião de Câmara a existência de sete surtos ativos em instituições sociais do concelho.

Até ao momento, foram contabilizados 16.127 casos de infeção na região – sendo que os dados relativos aos cinco concelhos do norte do distrito não são atualizados desde o dia 16.

Foram entretanto sinalizadas 209 recuperações, elevando o total de doentes recuperados na região para 10.795. Houve “altas” em Leiria (62), Caldas da Rainha (47), Porto de Mós (28), Nazaré (23), Marinha Grande (15), Peniche (12), Pombal (9), Batalha e Bombarral (seis cada) e Óbidos (uma).

Segundo os dados reportados pelas autoridades locais de saúde, há hoje 4.972 casos ativos na região (mais 141 do que ontem).

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo e municípios. Os dados dos cinco concelhos do norte do distrito reportam-se ao dia 16, data da última atualização

Os dados referem-se aos 16 concelhos do distrito de Leiria e ao concelho de Ourém que, apesar de pertencer ao distrito de Santarém, mantém com Leiria grande proximidade e tem o Hospital de Santo André como hospital de referência.

Registadas mais 218 de mortes em Portugal

Morreram mais 218 pessoas desde ontem, em Portugal, devido a complicações associadas à Covid-19. Este aumento eleva para 9.246 os óbitos registados desde o início da pandemia.

Os casos confirmados cifram-se por sua vez em 566.958 até ao momento, tendo sido diagnosticadas 10.455 infeções nas últimas 24 horas.

O número de recuperações também subiu face à média diária registada nos últimos dias, tendo recuperado 10.282 pessoas infetadas desde ontem.

Segundo os dados divulgados esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há hoje 5.291 doentes hospitalizados (mais 126 do que ontem), dos quais 670 em cuidados intensivos (mais seis do que ontem).

Com este balanço, os casos ativos sofrem uma ligeira redução, perfazendo hoje 135.841 (menos 45 do que ontem).

(Notícia atualizada às 15 horas com os dados nacionais)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados