Assinar
Covid-19

De 20 doentes internados no hospital de Leiria com Covid-19, seis não estão vacinados

Os doentes têm entre 41 e 85 anos, sendo que 14 estão vacinados, um não tem a vacinação completa e cinco não receberam qualquer dose.

Vinte doentes infetados com Covid-19 estavam a ser tratados na terça-feira no Hospital de Santo André, em Leiria, onde deram entrada devido a complicações associadas à doença nas três semanas anteriores.

Segundo informação recolhida junto da administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), os doentes, que deram entrada no hospital entre 29 de novembro e 19 de dezembro, têm entre 41 e 85 anos de idade, sendo que cinco não estão vacinados e um não tem a vacinação completa.

Sem especificar quais os serviços em que estão a ser seguidos, o CHL adianta estarem nas áreas dedicadas à Covid-19. O número de camas afetas ao tratamento de doentes infetados com SARS-Cov-2 não aumentou desde o início do mês, tendo sido aliás reduzido ao nível da enfermaria (nível I) no passado dia 13.

O hospital de Leiria dispõe atualmente de cinco camas de tipologia III no Serviço de Medicina Intensiva, oito camas de tipologia II na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente (cuidados intermédios) e 30 em enfermaria (menos 11) do que as que foram disponibilizados no início do mês.

Ainda segundo o CHL, não existia na terça-feira qualquer surto ativo de Covid-19 no hospital, que registou desde 1 de outubro um total de 55 óbitos entre doentes infetados com Covid-19.

Desde o início da pandemia e de acordo com o balanço divulgado esta quinta-feira pelas autoridades locais de saúde, foram confirmados na região de Leiria 48.586 casos, dos quais 44.424 já recuperaram. Há hoje 3.188 casos ativos e um total de 974 óbitos a lamentar.

Mais de 95 mil crianças foram vacinadas em Portugal contra a Covid-19 no passado fim de semana

2.460 crianças vacinadas no fim de semana na área do ACeS PL

Foram vacinadas 2.460 crianças entre os 9 e os 11 anos, no último fim de semana, nos Centros de Vacinação Covid-19 (CVC) dos cinco concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (ACeS PL).

Os CVC estiveram exclusivamente dedicados à vacinação desta faixa etária, mas também de crianças mais novas com comorbilidades, consideradas prioritárias independentemente da idade, desde que apresentem a prescrição médica. Em todo o país, foram vacinados mais de 95 mil menores destes dois grupos, que irão receber a segunda dose passadas sete semanas.

O processo de vacinação das crianças só será retomado em janeiro, de forma faseada por níveis etários: entre 6 e 9 de janeiro para crianças dos 7 aos 9 anos; a 15 e 16 de janeiro para crianças de 6 e 7 anos, e a 22 e 23 de janeiro para crianças a partir dos 5, de acordo com o cronograma da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ainda segundo o balanço apurado na terça-feira, dia de fecho desta edição, junto do ACeS PL, a cobertura vacinal com dose de reforço contra a Covid-19 nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós ronda os 83,51% entre utentes com mais de 80 anos (85,53% entre utentes elegíveis), 79,15% entre maiores de 75 (81,49% entre utentes elegíveis) e 71,25% entre maiores de 65 (77,53% entre utentes elegíveis).

Os CVC do ACeS PL, a exemplo de todos os centros do país, vão encerrar entre 24 e 26 de dezembro e nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. Já hoje, dia 23, os centros de vacinação estarão dedicados em exclusivo à Casa Aberta para pessoas com 65 ou mais anos, anunciou a DGS.

Testes gratuitos

Dois mil testes gratuitos à Covid-19 estão ser disponibilizados nesta quadra natalícia à população do concelho de Ourém pela Câmara Municipal. O posto de testagem, instalado no Centro de Vacinação, funciona esta quinta-feira das 10 às 19 horas, e amanhã, sexta, das 10 às 17 horas. Para usufruir dos testes, os interessados devem dirigir-se ao local e inscrever-se presencialmente.

Com o aumento do número de casos de Covid-19, as recomendações para a testagem, a obrigatoriedade de apresentação de testes negativos em vários eventos e a escassez de testes no mercado, municípios e serviços de saúde desdobram-se para proporcionar testes gratuitos à população, tendo o Governo determinado na terça-feira o aumento de quatro para seis testes gratuitos de uso profissional por pessoa por mês.

Em Leiria, o município decidiu alargar o horário de funcionamento do posto móvel de testagem gratuita, junto à Rodoviária. Esta quinta-feira, funciona até 24 horas, e, nos dias 24 e 31, entre as 10 e as 13 horas. A partir de domingo, dia 26, e até quinta-feira, 30, funcionará entre as 10 e as 19 horas.

Na Marinha Grande, a autarquia oferece testes à população no Parque Municipal de Exposições e na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, esta quinta e na próxima mediante inscrição prévia.

O município celebrou entretanto um protocolo de colaboração para cedência temporária do posto médico localizado no estádio municipal ao Laboratório Virgílio M. Roldão, para a realização de testes rápidos antigénio à população, incluindo os comparticipados pelo Estado, até 20 de março de 2022.

A autarquia adianta que o laboratório irá ainda realizar gratuitamente 40 testes rápidos à população inscrita no site do município, a partir do dia 27 de dezembro.

Na região, e até hoje, 53 farmácias aderiram ao programa de comparticipação do Estado para a realização de testes gratuitos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados