Assinar
Legislativas 2022

Mais de 413 mil eleitores inscritos no distrito vão escolher dez deputados

Leiria é o sexto círculo eleitoral que mais deputados (10) elege à Assembleia da República. O prazo para entrega das listas candidatas termina na segunda-feira.

Com 413.617 eleitores inscritos à data de 6 de dezembro, Leiria é o sexto círculo eleitoral que mais deputados (10) elege à Assembleia da República (AR), depois de Lisboa (48), Porto (40), Braga (19), Setúbal (18) e Aveiro (16).

Os 230 deputados do Parlamento serão eleitos por 22 círculos eleitorais, estando inscritos cerca de 10,8 milhões de eleitores, incluindo Europa e Fora da Europa. De acordo com o calendário eleitoral, as listas candidatas deverão ser entregues nos tribunais até 20 de dezembro.

Liderada pelo atual secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, a lista do PS por Leiria às Legislativas de janeiro integra em segundo lugar Eurico Brilhante Dias, atual secretário de Estado da Internacionalização, e, em terceiro, o de Catarina Sarmento Castro, secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, por indicação da estrutura nacional.

Com esta última entrada, os restantes nomes, aprovados na quinta-feira da passada semana pela distrital do PS, recuam um lugar. Sucedem-se assim na lista Sara Velez, Salvador Formiga, Jorge Gabriel Martins, Cláudia Avelar Santos, Pedro Henrique Canha, Lilibeth Ferreira e Henrique Estrelinha, como candidatos efetivos.

PSD propõe Paulo Mota Pinto

Paulo Mota Pinto, ex-juiz conselheiro do Tribunal Constitucional e presidente da Assembleia Municipal de Pombal, encabeça por seu turno a candidatura do PSD. Hugo Oliveira, presidente da distrital, apresenta-se em segundo lugar, sucedendo na lista Silvestre, João Marques, João Carlos Barreiras Duarte, Célia Freire, Álvaro Madureira, João Santos, Sofia Carreira e Alda Carvalho.

Pela CDU, concorrem ao lado de Heloísa Apolónia, cabeça de lista, João Paulo Delgado, Alexandra Dengucho, Anabela Baptista, Henrique Fialho, Clara Abrantes, Rute Correia Azevedo, António Raposo, Mariana Rocha e Jaime Portela.

Ricardo Vicente, atual deputado à AR, volta a concorrer pelo BE. Lina Oliveira, Carlos Ubaldo, Telma Ferreira, Luís Silva, Célia Carvalheiro, Pedro Luzio, Ana Rita Vieira, António Moniz, Ana Bernardes ocupam os restantes nove lugares da lista de efetivos.

O Livre entregou esta sexta-feira a candidatura por Leiria. Compõem a lista, encabeçada por Filipe Honório, Inês Pires, Pedro Miguel Santos, Joana Oliveira, Fernando Lino, Ana Catarina Bernardes, Alberto Bettencourt, Adriana Azevedo, Fábio Cipriano Ventura e Sandrine Santos.

Liliana Vieira lidera por seu turno a candidatura do PAN em Leiria e Preciosa Baptista a do RIR – Reagir Incluir Reciclar.

Na passada terça-feira, o presidente da distrital do Chega anunciou o nome de Gabriel Mithá Ribeiro, proposto pela direção nacional do partido, para liderar a candidatura por Leiria.

Já esta quinta-feira, o Conselho Nacional do CDS-PP aprovou as listas candidatas às Legislativas de 30 de janeiro, tendo sido anunciado para liderar a de Leiria o nome António Galvão Lucas, coordenador do gabinete de estudos, segundo avançou a agência Lusa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.