Assinar
Cultura

Leiria fora da seleção para Capital Europeia da Cultura 2027

Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada seguem em frente, depois do anúncio hoje feito em Lisboa. Leiria fica pelo caminho.

A candidatura de Leiria não integra a seleção de finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027. O anúncio feito em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, indicou Ponta Delgada, Aveiro, Braga e Évora como finalistas.

Tal como Leiria, ficam de fora da corrida Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Oeiras, Viana do Castelo e Vila Real. A nomeação da cidade vencedora será feita até ao final de 2022.

As candidaturas foram avaliadas por um júri internacional que integrou representantes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu, da Comissão Europeia, do Comité das Regiões e do Ministério da Cultura de Portugal.

No passado, três cidades portuguesas receberam o título de Capital Europeia da Cultura: Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

O percurso

A primeira vez que se falou na candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 foi em 2015, quando o então presidente da Câmara, Raul Castro, falou na possibilidade durante a inauguração do Museu de Leiria.

A partir daí o processo foi crescendo e adquirindo consistência e aderentes até ganhar forma e substância com a constituição da Rede Cultura 2027, que integra 26 municípios de três comunidades intermunicipais, Leiria, Oeste e Médio Tejo: Alcanena, Alcobaça, Alenquer, Alvaiázere, Ansião, Arruda dos Vinhos, Batalha, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Lourinhã, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Ourém, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal, Porto de Mós, Sobral de Monte Agraço, Tomar, Torres Novas e Torres Vedras. Da rede fazem também parte a Diocese de Leiria-Fátima, os politécnico de Leiria e de Tomar e Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria.

Coordenada por Paulo Lameiro, através do Grupo Executivo, a estrutura da Rede Cultura 2027 integra também o Conselho Estratégico, liderado por João Bonifácio Serra – que liderou Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura – e o Conselho Geral, encabeçado pelo presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, e que integra todos os restantes 25 presidentes da câmara e demais entidades parceiras.

Depois de várias iniciativas que colocaram em contacto agentes de diferentes áreas e de vários pontos do território, tendo como ponto alto o congresso “O futuro da nossa cidade” em outubro de 2020, em novembro de 2021 Leiria entregou o livro de candidatura (ou bid book), com o tema “Curar o comum”. A candidatura desenvolvia-se em seis eixos – “Reconhecer”, “Religar”, “Tecer”, “Cuidar”, “Imaginar” e “Sustentar” – e tinha na mensagem de humanidade revelada pelo achado arqueológico “Menino do Lapedo” uma das principais inspirações.

Um dos objetivos da candidatura de Leiria foi sempre a manutenção do projeto da Rede Cultura 2027 independentemente da conquista do título de Capital Europeia da Cultura em 2027, construindo uma rede cultural no território de 26 municípios.



Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados