Assinar
Desporto

Porto e Aveiro decidem hoje título universitário de andebol feminino em Leiria

Equipa da casa, Politécnico de Leiria, joga às 16 horas, a disputa pelo terceiro lugar.

Leiria e Univ. Minho jogam terceiro e quarto lugar FADU

É a primeira de nove finais nacionais de desporto universitário. Pelas 18h30 desta quinta-feira, as equipas de andebol feminino da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e da Universidade do Porto (UPorto) jogam a final da edição deste ano dos Campeonatos Universitários.

O jogo decorre no pavilhão da Juve Lis, em Leiria, e sucede ao encontro do 3º e 4º lugar que opõe o Politécnico de Leiria e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), campeã em título, que está marcado para as 16 horas.

Para chegar à final, as atletas aveirenses venceram a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) por 30-27, e as estudantes-atletas vindas da cidade do Porto venceram a equipa da casa, Politécnico de Leiria, por 15-14.

Durante a manhã desta quinta-feira ficaram a ser conhecidos os finalistas de basquetebol feminino.

À tarde, a partir das 15 horas, nos Pousos, será a vez dos jogos das meias finais de futebol 11 masculino, que opõem IPC – AEFEP e IPV – AEFEUNL. Há mesma hora, mas no pavilhão do Souto da Carpalhosa, decorrem as meias finais de futsal feminino entre AEFMH – AEFADEUP e AEIST – AAUTAD.

Região orgulhosa por receber competição

Leiria e Marinha Grande recebem as competições até dia 27 de maio, numa organização local do Politécnico de Leiria em conjunto com a FADU – Federação Académica do Desporto Universitário, e em parceria com as câmaras municipais de Leiria e Marinha Grande.

A cerimónia de abertura decorreu na passada terça-feira à noite, dia 17, na Feira de Leiria, com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que enalteceu a relação entre o ensino superior, o desporto e os municípios na promoção desta competição.

“Esta é uma organização que junta o desporto universitário, o ensino superior, o desporto e os municípios. Gostava de aproveitar esta parceria para valorizar o que cada uma destas áreas “empresta” diariamente ao desporto nacional”, começou por referir João Paulo Correia.

Sobre o desporto universitário, o responsável defendeu “contribuir para a defesa da integridade no desporto, ética desportiva e combate à violência no desporto, mas também para a igualdade de género no desporto”. “Esta tem de ser uma grande causa de governação do país nos próximos quatro anos. Não só em relação ao número de atletas, mas também à participação feminina nos lugares de decisão do desporto nacional”, concluiu o secretário de Estado.

Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, enalteceu a importância do desporto para a instituição. “É muito importante na dimensão da formação, onde temos desde TeSP, licenciaturas, mestrados e pós-graduações distintivas, como a pós-graduação em desporto adaptado. Além disso, o desporto para nós é também investigação. É ter um centro de investigação dedicado de forma direta ao desporto. É ter projetos de inovação com impacto, que transformam a sociedade pela via do desporto, em particular nesta região”, referiu Rui Pedrosa.

“O desporto está também alinhado com um dos objetivos estratégicos do Politécnico de Leiria para 2030, onde queremos cada vez mais, para além da excelência da formação técnica e científica, gerar uma maior centralidade criativa, cultural e de bem-estar. E quando falamos de bem-estar falamos de campus saudável e sustentável, onde o desporto e a saúde têm um papel determinante. O desporto traz, além de competências técnicas e científicas, valores que são determinantes para a vida pessoal e profissional, de cidadania, compreensão, liberdade, pluralidade, de respeitar mais o outro e a diversidade da sociedade. E é tudo isto que nós afirmamos nestas duas semanas de Fases Finais e que muito nos honra receber”, sublinhou.

Por sua vez, o presidente da FADU enalteceu os voluntários que trabalham para tornar o evento possível e destacou os estudantes-atletas que “porque conciliam a prática desportiva com os estudos, e a vida académica com vida desportiva”.

“A FADU definiu que o lema destas Fases Finais é “Não leves a violência na desportiva”. A FADU também faz muito isto. É nestas idades que nós promovemos estes valores e que estamos ao lado das mensagens e bandeiras principais do desporto. Aqui neste evento há fair-play, as equipas almoçam e jantam juntas, estão nas bancadas unidas e não há incidentes. O desporto universitário também é uma referência a esse nível”, salientou André Reis.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, destacou o desporto como “uma escola de valores, de cidadania, promotor de inclusão social, agregador comunitário e construtor de identidade coletiva”, num ano em que Leiria é Cidade Europeia do Desporto, e lembrou a parceria com o município da Marinha Grande na organização do evento. “Somos dois concelhos vizinhos, profundamente interligados, seja ao nível social e económico, e juntos temos de seguir o exemplo da comunidade civil e reforçar os mecanismos de cooperação ao nível municipal, sendo a realização deste evento um feliz exemplo”.

Já Aurélio Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, mostrou-se satisfeito pela sua cidade “partilhar com o Politécnico de Leiria e a cidade de Leiria um evento desta grandeza e natureza”. “Desejo da competição o que me parece mais importante: desfrutem. Neste evento verifica-se aquilo que eu sempre achei o mais importante da vida, juntar a educação e o desporto. Educar pelo desporto é a coisa mais extraordinária que nós fazemos. E aqui temos um excelente exemplo do que é o ensino universitário e o desporto”, referiu Aurélio Ferreira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.