Assinar

Respostas quiz “Teste os seus conhecimentos sobre o 22 de Maio, Dia do Município de Leiria”

Para assinalar a efeméride, o REGIÃO DE LEIRIA preparou um quiz sobre o concelho de Leiria. Confira abaixo as respostas ao questionário que está a decorrer nas “histórias” do nosso Instagram.

1 – Leiria foi elevada a cidade no dia 13 de junho de 1545. O feriado municipal, 22 de maio, celebra a criação da diocese de Leiria, que ocorreu no mesmo ano. Leia o artigo de opinião do historiador Acácio de Sousa e fique a conhecer melhor a história de Leiria.

2 – O concelho de Leiria é composto por 18 freguesias. São elas: Amor, Arrabal, Bajouca, Bidoeira de Cima, Caranguejeira, Coimbrão, Colmeias e Memória, União de Freguesias (UF) de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, Maceira, UF Marrazes e Barosa, Milagres, UF Monte Real e Carvide, UF Monte Redondo e Carreira, UF Parceiros e Azoia, Regueira de Pontes, UF Santa Catarina da Serra e Chaínça, UF Santa Eufémia e Boavista e UF Souto da Carpalhosa e Ortigosa.
Em 2012, o REGIÃO DE LEIRIA publicou um trabalho de dava conta da reorganização administrativa do território do concelho de Leiria.

3 – A Praia do Pedrógão é a única que se localiza dentro do território do concelho de Leiria. A norte situa-se a Praia do Osso da Baleia, que pertence ao concelho de Pombal e a sul, a Praia de Vieira, que integra o concelho da Marinha Grande. A Praia do Pedrógão renovou o título de praia com Bandeira Azul para a próxima época balnear.

4 – Francisco Rodrigues Lobo e Afonso Lopes Vieira são os dois poetas portugueses naturais de Leiria. Eça de Queirós viveu na cidade apenas durante um período de tempo, o suficiente para escrever a famosa obra “O Crime do Padre Amaro”, publicada em 1875. No ano passado, a obra foi adaptada ao formato de série televisiva e as filmagens decorreram no centro histórico de Leiria.

5 – O doce conventual associado a Leiria é a Brisa do Lis. A iguaria foi candidata a ser uma das “7 maravilhas doces de Portugal”, em 2019.

6 – O “Menino do Lapedo” foi descoberto em 1998, no Abrigo do Lagar Velho, na freguesia de Santa Eufémia. O esqueleto da Criança do Lapedo e os artefactos arqueológicos associados foram, em 2021, classificados como bem de interesse nacional e receberam a designação de “tesouro nacional”. Os achados podem ser visitados no Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho.

7 – D. Afonso Henriques foi o rei que mandou erguer o Castelo de Leiria, em 1135. Ao longo dos anos, o monumento passou por várias intervenções, a última no ano passado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados