Assinar
Cantinho dos Bichos

Escola na Barosa enche um carro de donativos para associação de animais da Marinha Grande

A propósito do Dia Mundial do Animal, os alunos tiveram também a oportunidade de contactar com diversas espécies de animais.

Os bens essenciais foram entregues à associação na passada semana

Entre comida, brinquedos, mantas e produtos de limpeza, a comunidade educativa da Escola Básica de Barosa, em Leiria, encheu um carro de donativos para a Associação Protectora de Animais da Marinha Grande (APAMG).

A atividade, que abrangeu o jardim de infância e todas as turmas do 1º ciclo, decorreu a propósito do Dia Mundial do Animal, 4 de outubro, e os bens essenciais chegaram na passada semana ao abrigo da associação.

“Conseguimos reunir imensa ração, brinquedos, mantas e os professores colaboraram com os produtos de limpeza”, explica ao REGIÃO DE LEIRIA a coordenadora da escola, Andreia Portela.

A iniciativa integra o plano anual de atividades da EB de Barosa, que habitualmente inclui a efeméride, e este ano pretendeu sensibilizar os alunos para o impacto do abandono de animais de companhia e incentivar ao voluntariado.

A APAMG foi a associação escolhida por sugestão de uma encarregada de educação, que é voluntária, e referiu “que estavam a precisar muito de ajuda”.

Mas a celebração do Dia Mundial do Animal não ficou por aqui. Todas as crianças tiveram ainda a oportunidade de contactar, nesse dia, com pássaros, tartarugas, peixes e coelhos, levados até ao estabelecimento escolar pela loja Leirizoo.

Segundo Andreia Portela, os alunos “adoraram e ficaram encantados por poderem ver e mexer nos animais”. “Eles adoram esta interação”, completa.

Algumas das crianças até demonstraram vontade em ter um animal de estimação, mas para muitas aquela convivência é comum, uma vez que têm coelhos ou tartarugas em casa.

A Leirizoo foi a entidade convidada por ser “uma das lojas mais perto da escola”, mas também porque é o responsável da loja que faz a manutenção dos dois aquários do estabelecimento escolar.

Edite Pedrosa, ex-coordenadora da EB de Barosa e que continua com funções na escola, conta ao nosso jornal que os aquários são “muito grandes” e estão lá “há muitos anos”, possivelmente há mais de 20.

A docente afirma que os alunos se entretêm a ver os peixes, mas que estas estruturas têm também uma finalidade educativa.

Através da observação dos aquários, os alunos podem aprender sobre os ecossistemas onde vivem os peixes, saber o que comem ou como se comportam. Os professores mais originais poderão até recorrer às estruturas para desafiar as crianças a calcular o número de litros de água nos aquários.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados