Assinar
Cultura

Exposição dos 50 anos do Expresso chega esta quinta-feira a Leiria

Um seleção das melhores capas das últimas cinco décadas do jornal vai estar patente junto à Fonte Luminosa, em Leiria.

Exposição está a percorrer vários pontos do país desde 26 de janeiro Foto: Expresso

A exposição interativa comemorativa dos 50 anos do jornal Expresso chega esta quinta-feira, dia 1, a Leiria, com 26 mupis que revelam as melhores capas do jornal das últimas cinco décadas.

A partir das 12 horas, é possível contemplar as capas na Praça Goa, Damão e Diu, junto à Fonte Luminosa, no centro de Leiria. A exposição irá estar patente ao longo de duas semanas, sendo que cada uma das capas terá um QR Code, onde os visitantes podem descarregar as histórias de cada um destes 50 anos, em formato audioguia, ou ouvir no podcast especial 50 anos de Expresso.

E à semelhança do que aconteceu nas outras cidades onde o Expresso já passou, será instalada em Leiria uma peça de arte urbana original, criada especialmente para os 50 anos do jornal e que “pretende ser um local de encontro e incentivo de leitura”. Trata-se de um banco, desenhado e produzido pela Antarte, que tem três metros de comprimento, lotação de seis lugares, acesso à internet e está decorado com capas emblemáticas do jornal, explica o grupo Imprensa em nota enviada às redações.

O banco será inaugurado às 12h30 e ficará depois na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

Ainda no dia 1 de junho, decorre às 15h30 uma sessão do “Expressinho” no Jardim Luís de Camões, orientada pela responsável do suplemento, Madalena Nunes Diogo.

Pelas 17 horas, o Mercado de Santana – também palco da Feira do Livro – acolhe um debate sobre “Liberdade de imprensa”, com a moderação de Rosa Pedrosa, da Comissão Organizadora de Leiria dos 50 anos do 25 de Abril, a participação de João Vieira Pereira, diretor do Expresso, e Marco Gomes, docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria.

A exposição “50 anos Expresso” arrancou a 26 de janeiro em Lisboa, tendo já passado por Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real, Coimbra e Viseu. Depois de Leiria, segue para Braga, Viana do Castelo, Évora, Beja, Faro, Setúbal, Aveiro e termina no Porto.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados