Opinião

Opinião

Exclusivo

Férias sem sobressaltos!

De acordo com a legislação em vigor, os menores nacionais e os menores estrangeiros residentes legais em Portugal que pretendam ausentar-se e viajem desacompanhados de ambos os progenitores, deverão exibir uma autorização de saída emitida por quem exerça a responsabilidade parental.

Filipa Vieira

Solicitadora (Parceria REGIÃO DE LEIRIA / Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução)

Opinião

Exclusivo

Passageiro do tempo: Resolver os problemas das pessoas

E este é o cerne da questão, Portugal precisa de um governo que faça uma coisa simples - resolva os problemas das pessoas.

José Manuel Silva

Professor, gestor educacional, consultor

Editorial

Exclusivo

Descobrir o futuro

Ontem como hoje, há um consenso que emerge como mais-valia incontornável: na vida de estudante e no mundo profissional, as competências pessoais fazem a diferença.

Francisco Rebelo dos Santos

Diretor do REGIÃO DE LEIRIA

Opinião

Alberto Costa

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: O futuro visto lá detrás

Boa surpresa é verificar, no que toca ao quadro institucional, que o projeto da oposição democrática moldou a realidade, obviamente, graças à Constituição que três anos mais tarde o veio a acolher.

Editorial

Marina Guerra

Exclusivo

A máquina não pára

Podemos debruçar-nos sobre o custo que esta obra trouxe para o concelho e que continuaremos a pagar, segundo as previsões, por mais quatro anos, mas também já é tempo de começarmos a olhar para o estádio como uma máquina em constante produção.

Exclusivo

Tempo incerto: Gravidade zero

"As Forças Armadas atingiram uma situação crítica e não possuem capacidade para defender o território nacional, que é euro-atlântico, ou proteger as rotas marítimas".

Opinião

Inês Silva

Exclusivo

Que mundo é este?

"Queremos, cada vez mais, evadir-nos de uma rotina que nos torna máquinas; procuramos os palcos da paz, onde a verdade, a beleza e a esperança nos extasiem"

Exclusivo

SER Simples: A despedida

Ao longo de 56 semanas fui construindo a essência, o SER, destas crónicas com Sorrisos, Elogios e Reflexões servidos com simplicidade, sabendo que é tão simples complicar a comunicação e tão difícil comunicar simples e eficazmente.

Exclusivo

Há festa em abril, como será maio?

Regressar a Abril só faz sentido para garantir o futuro. Os políticos e dirigentes têm o dever de escrever uma nova página na vida democrática do país.

Opinião

Álvaro Teles

Exclusivo

O Futuro da Gestão (I)

É claro que cada empresa tem o seu nível de desenvolvimento e a sua velocidade de adaptação às novas regras e às novas tecnologias. No entanto, em determinadas áreas, é mesmo indispensável fazer um esforço para evoluir rapidamente.

Opinião

J. Afonso

Exclusivo

Coisas… Linhas vermelhas para o direito de opinião?

Gostaria que fosse unânime entre todos quantos se reveem nos Valores de Abril a total rejeição deste entendimento salazarento – ilegalizar e perseguir.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Exclusivo

De volta ao Gungo

Viajar até ao Gungo é também fazer uma viagem interior, refletir naquilo que temos e que não valorizamos e no que não temos e eles têm.

Opinião

Alberto Costa

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: Candidato, general, assassinado

Quem descure a memória de alguém que foi assassinado por ter lutado pela democracia poderá sentir-se bem nela?

Exclusivo

Opinião: Horas, latitudes e atitudes

É nas zonas de latitudes intermédias, como as de Portugal e a dos países da Europa central, que mais se justifica ajustar os horários oficiais à duração do dias e das noites

Exclusivo

Um vale encantado pelo Lis

Num tempo em que o mercado valoriza o genuíno e as produções em pequena escala, o Vale do Lis pode lutar pela descoberta de novas vocações, com apostas mais centradas na afirmação da qualidade.

Exclusivo

Passageiro do tempo: E agora, Portugal?

Os portugueses fartaram-se do discurso idílico que não se conjugava com as suas vidas difíceis e que ficou bem expresso naquela exclamação anedótica do atual líder do PS “Mas o que é que não funciona (no país)?”. Viu-se nas urnas.

Exclusivo

Ferramentas do Coaching

O coach tem como objetivo primordial ajudar os coachees a conseguir estabelecer metas claras, específicas e alcançáveis.

Exclusivo

SER Simples – Refletir!: A Purga

Na luta entre os blocos democráticos e não democráticos, a Europa está a ficar isolada e com necessidade de uma estratégia própria de defesa.

Exclusivo

Acolher os imigrantes e promover a coesão

Num tempo escrito pela necessidade de atrair novos imigrantes para que a economia funcione, as boas práticas devem ser sublinhadas, permitindo a identificação de exemplos inspiradores.

Opinião

Adriana Bajouco

Exclusivo

Vale a pena (re)avaliar o meu imóvel urbano?

Pode não ser benéfico apresentar novo pedido de avaliação do imóvel, pois se por um lado o imóvel desvaloriza pela idade, o seu valor sempre aumentará por via das atualizações

Opinião

Alberto Costa

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: Março premonitório

Na segunda quinzena de março, a livre e informada imprensa francesa - com vários jornais dispondo de correspondentes e enviados especiais - far-se-ia eco de três distintas “profecias” àcerca da evolução próxima em Portugal.

Exclusivo

O dia seguinte

Portugal não tem um milhão de pessoas a querer trocar a democracia e a liberdade pelo regresso de uma ditadura. Mas tem um número crescente de cidadãos que não consegue o básico e deixou de viver para apenas sobreviver.

Exclusivo

Ser Simples – Elogiar: Paulo Silva Reis, a excelência de um gestor gentil

Foi protagonista maior numa transformação brutal, apagou fogos sem procurar incendiários e liderou pelo exemplo, com humanidade e competência, por isso, mobilizou as equipas para tarefas que pareciam impossíveis.

Opinião

Zita Freire

Exclusivo

Igualdade de género e trabalho

Se quisermos, no futuro, ter uma sociedade saudável e equitativa temos que começar pelo início: políticas de conciliação da vida familiar e profissional, apoiando duas frentes estruturais, a demografia e a igualdade de género.

Exclusivo

O meu diário: Votar

No domingo largue o sofá ou o que tenciona fazer e vá lá. Vá lá mostrar que consigo não fazem farinha.

Exclusivo

Votar é um privilégio

A possibilidade de indicar representantes e escolher quem vai assumir a responsabilidade pela governação é um privilégio que apenas está ao alcance dos cidadãos de países que vivem em democracia.

Opinião

Álvaro Teles

Exclusivo

Work Life Balance

Para além das situações de excesso de trabalho, de esforço e de pressão contínua, as pessoas confrontam-se com crescentes necessidades de tempo.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.