Assinar
Sociedade

Confirmado primeiro caso de Covid-19 no concelho de Leiria

Há oito casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na área do Agrupamento dos Centros de Saúde Pinhal Litoral

O primeiro caso do concelho de Leiria foi identificado nos Parceiros. Desde ontem há a registar mais uma pessoa com teste positivo em Pombal e uma terceira na Marinha Grande.

Segundo apurou o REGIÃO DE LEIRIA junto do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral – que abrange os concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós -, há agora oito casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nesta área geográfica – mais três do que ontem.

Contactado pelo nosso jornal, o presidente da Junta de Freguesia de Parceiros e Azoia confirma o caso mas refere não ter mais detalhes.

Reforçando a importância de não entrar em alarmismos, José Carlos Matias sublinhou como essencial o cumprimento das medidas preventivas, apelando à população para cumprirem as recomendações das autoridades.

https://www.facebook.com/carlosmatiasfilipe/posts/10215848552784445

Até ao momento, não foi possível apurar mais dados relativos ao distrito de Leiria e ao concelho de Ourém (no distrito de Santarém).

Ontem, estavam duas pessoas com Covid-19 internadas no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, sendo uma delas de Pataias (Alcobaça). Quanto ao segundo paciente internado, não nos foi possível apurar a zona de residência.

Em declarações prestadas anteriormente ao REGIÃO DE LEIRIA, Odete Mendes, delegada coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES PL, reiterou o empenho das autoridades de saúde em assegurar que “as situações sejam identificadas e garantir que não haja transmissão na comunidade”.

Com o aumento do número de casos confirmados de dia para dia e a descentralização da realização dos testes de contágio – que passaram também a ser efetuados no Hospital de Leiria – é expectável uma subida do número de novos casos a curto prazo.

Para tentar desacelerar o ritmo de propagação da pandemia, foi decretado o estado de emergência em Portugal e reiterado o apelo à população para que adote medidas de prevenção e cumpra o isolamento social.

Casos confirmados de Covid-19 na região

Alcobaça

Uma mulher de 73 anos, natural de Pataias, que chegou recentemente de França, encontra-se internada no Hospital de Santo André desde ontem, sexta-feira.

Caldas da Rainha

A nível distrital, foi sinalizado no domingo um caso positivo na freguesia de Santa Catarina, Caldas da Rainha, tendo o doente sido encaminhado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Leiria

Foi hoje, sábado, confirmado o primeiro caso no concelho de Leiria. Segundo apurámos a pessoa tem residência nos Parceiros.

Marinha Grande

Da Marinha Grande, estão identificados quatro casos.
Um deles reporta-se a um estudante do programa Erasmus, que apesar de ter morada na Marinha Grande, vive no Alentejo. O jovem estava desde setembro em Madrid e foi encaminhado para Lisboa.
Foi ainda confirmado no início da semana um caso positivo na Praia da Vieira. A pessoa, emigrante em França, encontra-se em isolamento com a família.

Peniche

A Câmara de Peniche confirmou esta sexta-feira, em comunicado, o primeiro caso positivo de Covid-19 no concelho. Sem mais pormenores, adianta estarem “executadas as medidas de prevenção junto da família mais próxima e da população da área de residência”.

Pombal

Em Pombal, há um novo caso para além dos dois já reportados na freguesia de Carriço.
Há a lamentar a morte, na terça-feira, de uma mulher de 94 anos, doente renal, que estava internada em Coimbra. O teste para a Covid-19 foi realizado post mortem.
O filho, com infeção confirmada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), encontra-se por sua vez internado desde o início da semana no Hospital da Figueira da Foz.

Ourém

Na terça-feira, foi confirmado um caso em Ourém, de um paciente, da freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, internado no Hospital de Santa Marta, em Lisboa.
Ontem, sexta-feira, foi identificado um segundo caso em Ourém: um homem de 47 anos, que veio de França, e que foi testado em casa. Por apresentar sintomas ligeiros, encontra-se em isolamento domiciliário.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados