Os oito projetos admitidos ao apoio municipal de Leiria no âmbito da Rede Cultura 2027 vão conhecer o resultado da seleção no dia 13 de julho.

Sábado, 4 de julho, realizou-se a apresentação final, em formato pitch, perante o júri convidado. No Teatro José Lúcio da Silva, os agentes culturais candidatos apresentaram as suas ideias e esclareceram dúvidas.

O júri é presidido por Luís Ferreira (programador cultural responsável, por exemplo, pelo festival Bons Sons) e integra ainda Marta Martins (Artemrede), Samuel Rego (ex-director geral das Artes e ex-OPART), José
Pires (diretor do Teatro José Lúcio da Silva) e Ana Saraiva (Chefe da Divisão de Cultura, Museus e Turismo do município de Leiria).

Foram apresentados os seguintes projetos:

  • Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria: Criação da Banda Sinfónica Veterana da AFCL
  • Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura: Baile dos Pastorinhos
  • CCER Mais – Cooperativa: Surma – II
  • IJM – Instituto Jovens Músicos: Lavadeiras Sonoras – Uma viagem histórica
  • O Nariz – Teatro de Grupo: O Rei que nunca foi Rei
  • Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes: Projeto: Verão Art’em Rede
  • Sociedade Artística Musical dos Pousos: Palco em Casa
  • TASE – Teatro de Animação de Santa Eufémia: O Menino do Lapedo – Príncipe da Lua

Em causa, recorde-se, estão 100 mil euros que serão atribuídos a pelo menos quatro projetos que cumpriram várias exigências, uma delas a co-produção entre agentes de Leiria com um ou mais agentes de municípios da Rede Cultura 2027.

Segundo comunicado da Rede Cultura 2027, sábado, nos comentários às apresentações, o júri sublinhou o formato da candidatura, com “projetos objetivos estrategicamente definidos”. As candidaturas revelaram “extraordinária capacidade e profissionalismo das equipas dos diferentes projetos em defenderem as suas propostas num formato especialmente exigente – um pitch“, em que foi possível aos agentes “dialogar diretamente com todos os jurados”.

Os elementos do júri que apreciaram as oito candidaturas apresentadas Foto: Rede Cultura 2027