Assinar


Autárquicas 2021

João Salgueiro candidata-se pelo PS à Câmara de Porto de Mós

Ex-autarca, que deixou a câmara há quatro anos devido à lei de limitação de mandatos, avança que pretende voltar a colocar “Porto de Mós na linha da frente”.

João Salgueiro aceitou o desafio da população e vai candidatar-se pelo PS à Câmara de Porto de Mós, município que liderou durante três mandatos, disse hoje o ex-autarca à Lusa.

“O meu nome foi aprovado e aceitei com muito agrado. As pessoas que me têm encontrado têm-me deixado o desafio para voltar à câmara. Nem sempre é fácil dizer que não. Se visse que o atual executivo estava a fazer um mandato, pelo menos, razoável não me candidatava, mas foi um mandato para esquecer”, justificou João Salgueiro.

O ex-autarca, que deixou a câmara há quatro anos devido à lei de limitação de mandatos, avança que pretende voltar a colocar “Porto de Mós na linha da frente” do desenvolvimento económico, como, disse, chegou a estar no seu tempo.

“Estávamos em quarto lugar no prazo de pagamentos e em terceiro no rácio do índice de importações/exportações do distrito de Leiria, entre 16 concelhos. Obtivemos o 17.º lugar da boa governação e agora Porto de Mós está na 308.º posição. Tudo isto se perdeu”, recordou.

O candidato admitiu que a situação do concelho e o desafio da população lhe deram “força e muita vontade” para “inverter o que tem sido feito”.

“Pretendo retomar o crescimento económico do concelho. Estávamos na linha da frente na captação de empresas para a zona industrial. Deixei pronta a ampliação e só agora é que foi colocada uma placa a anunciar. Para crescer, Porto de Mós, que está num dos melhores nós rodoviários, precisa de lotes. É preciso dinamizar a zona industrial”, sublinhou.

Além do apoio às empresas, João Salgueiro reconhece que a pandemia obriga a um olhar atento à população. “Uma das coisas que pretendo fazer é reabrir a loja social para a distribuição de bens alimentares, com rigor, a quem precisa”.

O candidato prometeu ainda sentar-se à mesa com a Fundação Batalha de Aljubarrota e com a população para chegar a um entendimento sobre o Campo Militar de são Jorge. “Queremos glorificar e dignificar o campo militar, mas com respeito pelas pessoas que ali vivem”.

Revelando que a economia e o apoio social são as suas prioridades, o candidato socialista destacou que está acompanhado de pessoas com capacidade para desenvolver projetos nessa área.

O ex-autarca tem 68 anos e está aposentado. A sua atividade profissional estava ligada a projetos de construção civil, engenharia e arquitetura.

“Não posso acumular a reforma, pelo que vou optar por receber a pensão, mesmo sendo um pouco menos. Vou atribuir integralmente à loja social o valor que iria receber enquanto presidente da câmara”, revelou.

João Salgueiro foi presidente da Câmara de Porto de Mós durante três mandatos. O primeiro como independente e os dois seguintes já filiado no PS.

Antes, foi vereador durante 12 anos eleito pelo PSD.

Nas últimas eleições autárquicas, o PSD conquistou três mandatos, com 36,96% dos votos. O PS garantiu dois mandatos, com 30,28% dos votos, e o movimento independente AJ SIM somou dois mandatos contabilizando 24,43% da votação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados