Assinar
Covid-19

Covid-19: Junta da Bajouca confirma primeiro caso e pede a todos que fiquem em casa

Este caso eleva para 20 o número de doentes com resultado confirmado de Covid-19 no distrito de Leiria e concelho de Ourém.

Uma mulher de 82 anos, residente na freguesia da Bajouca, concelho de Leiria, está internada no Hospital de Santo André com Covid-19.

A informação foi avançada esta tarde, segunda-feira, pelo executivo da Junta, que reforçou na página do Facebook da autarquia o apelo à população para se manter em casa.

Este é o terceiro caso positivo confirmado no concelho de Leiria, sendo os dois primeiros dos Parceiros.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Pedro Pedrosa, presidente da Junta da bajouca, adianta que a senhora se sentiu mal no sábado, tendo ligado para o 112. Foi acionada uma ambulância que a transportou para o hospital onde realizou o teste de contágio para o novo coronavírus. O resultado positivo foi conhecido ontem, refere o autarca, frisando que o marido, que não apresenta sintomas da doença, se encontra em isolamento, em casa, acompanhado por familiares e autoridades de saúde.

“Mais uma vez, alertamos que esta é uma realidade iminente e que pode chegar a qualquer um, por isso, reforçamos: por favor, mantenham-se em casa, não facilitem, saiam apenas para o indispensável”, destaca o executivo da Junta no comunicado à população.

Realçando a importância de proteger os idosos e as pessoas de risco, o executivo adverte a comunidade para não conversar com os vizinhos.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2729073623809028&id=1290065464376525

Em declarações ao nosso jornal, Pedro Pedrosa admite que são as pessoas com mais idade que menos acatam as recomendações para ficarem em casa, e dá conta do arranque de um novo apoio ao domicílio disponibilizado pela Junta de Freguesia, em parceria com o Centro Social da Bajouca e um grupo de voluntários.

Quem precisar de medicamentos, compras de supermercado ou de outro tipo de ajuda, pode ter acesso gratuitamente a este novo serviço, ligando para os números 244 684 004 ou 919 245 914.

Mantenham os idosos e pessoas de risco em casa. Não conversem com vizinhos. Não sabemos onde está o vírus, não se esqueçam que existem portadores de vírus que não possuem qualquer tipo de sintomas. Sabemos que é difícil este isolamento, mas dele depende a nossa saúde. Por favor, mantenham-se em casa.

Junta de Freguesia da Bajouca

Entretanto, esta tarde, o presidente da Junta e o funcionário da freguesia equiparam-se para começar a desinfeção dos espaços públicos de maior circulação de pessoas, recorrendo a pulverizadores e diluição de lixívia em água.

Este é o procedimento que outras juntas de freguesia do concelho de Leiria iniciaram hoje, a exemplo do que está a acontecer em grande parte dos municípios da região e do país.

Casos confirmados de Covid-19 na região

Alcobaça

20/3 – Uma mulher de 73 anos, natural de Pataias, que chegou recentemente de França, deu entrada e ficou hospitalizada no Hospital de Santo André na sexta-feira, 20 de março.

Caldas da Rainha

15/3 – Foi sinalizado um caso positivo na freguesia de Santa Catarina, Caldas da Rainha, tendo o doente, de 67 anos, sido encaminhado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
22/3 – Quatro familiares deste primeiro doente contraíram também a doença e estão em isolamento. Outros dois familiares também realizaram testes mas os resultados foram negativos.
22/3 – O sexto caso confirmado corresponde a uma enfermeira natural de Caldas da Rainha, que trabalha e vive em Lisboa. A jovem está em isolamento em casa e a ser acompanhada pelas autoridades de saúde, segundo divulgou o presidente da Câmara.

Leiria

21/3 – Foram confirmados os primeiros dois casos de Covid-19 no concelho de Leiria. Trata-se de um casal, com residência nos Parceiros, com idades a rondar os 60 anos, que foi hospitalizado em Leiria.
22/3 – Primeiro caso confirmado na freguesia da Bajouca. Uma mulher de 82 anos, deu entrada no hospital de Leiria na véspera, tendo o teste para o novo coronavírus resultado positivo.

Marinha Grande

17/3 – Primeiro caso positivo registado como sendo da Marinha Grande. Trata-se de um estudante do programa Erasmus, que estava desde setembro em Madrid, não tendo qualquer contacto com o concelho desde então. Embora tenha morada na Marinha Grande, vive no Alentejo e foi encaminhado para Lisboa.
18/3 – Confirmado um caso positivo na Praia da Vieira. A pessoa, emigrante em França, ficou em isolamento com a família.
21/3 – As autoridades de Saúde confirmam mais dois casos na Marinha Grande, não tendo sido contudo possível apurar mais pormenores.

Peniche

20/3 – A Câmara de Peniche confirmou, em comunicado, o primeiro caso positivo de Covid-19 no concelho. Sem mais pormenores, adianta estarem “executadas as medidas de prevenção junto da família mais próxima e da população da área de residência”.

Pombal

17/3 – Um homem, de 63 anos, com infeção confirmada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), foi hospitalizado no Hospital Distrital da Figueira da Foz.
17/3 – Morreu, na terça-feira, a mãe deste primeiro paciente. A mulher de 94 anos, doente renal, estava internada em Coimbra. O teste para a Covid-19 foi realizado post mortem, tendo o resultado sido apenas conhecido no dia seguinte.
21/3 – As autoridades de Saúde confirmam um terceiro caso, em Pombal, não tendo sido contudo possível apurar mais pormenores.

Ourém

17/3 – Foi confirmado um caso em Ourém, de um paciente, de 62 anos, da freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, internado no Hospital de Santa Marta, em Lisboa.
20/3 – Identificado um segundo caso em Ourém: um homem de 47 anos, que viajou de França, e que foi testado em casa. Por apresentar sintomas ligeiros, ficou em isolamento domiciliário.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados