Assinar
Covid-19

Covid-19: Propostas culturais para passar a quarentena (e ajudar os artistas)

Todos os espetáculos, exposições e outros eventos culturais foram cancelados em virtude da pandemia de Covid-19. Mas rapidamente artistas e instituições se mexeram e surgiu daí uma programação alternativa e online para levar a cultura até casa de cada um. Confira o que está previsto para este fim de semana e dias seguintes:

Cultura com C de Casa

Resultado do encontro de diversos agentes culturais de Leiria, Cultura com C de Casa arrancou quarta-feira e tem proporcionado, a partir de casa de cada artista, pequenas atuações de meia hora de manhã, para o público mais novo e familiar, e à noite, para todas as idades.

A programação tem o apoio da Leiria Cidade Criativa da música e as transmissões acontecem às 11 horas e 21h30, através do Facebook Visit Leiria.

Esta sexta-feira à noite é a vez da bailarina Inesa Markava apresentar “Um miminho em família”.

Segundo a organização, as atuações – que podem ser concertos, contos, oficinas, leituras e outras – vão continuar “até ser necessário”.

Veja as atuações aqui.

O fim de semana está aí e, com ele, chegam muitas propostas culturais para acompanhar a partir de casa.
As histórias de Luís Mourão já passaram pela Cultura com C de Casa e também nos Contos ao Por do Sol

Contos d’O Nariz

Também o grupo de teatro “O Nariz” está a mostrar atividade diária, adaptando os Contos ao Por do Sol à internet.

Todos os dias, um contador do grupo conta uma história, por volta da hora do sol se recolher, 18h30, mais coisa menos coisa.

Veja os contos aqui.

Encerrado para Obras a partir das Figueiras

A companhia Encerrado para Obras reage a uma série de cancelamentos com uma “Quarentena aberta ao público” que arranca este sábado, 21 de março, com o espetáculo “Da Cruz One Man Band”, um homem-orquestra que tocam 17 instrumentos. A apresentação vai acontecer às 16 horas. 

Assumindo estar “à beira da ruptura” financeira com a atual situação, a companhia pede donativos aos espectadores que assistam aos seus espetáculos transmitidos pela internet, a partir da sala de ensaios da Encerrado para Obras, que está sediada nas Figueiras, na freguesia de Milagres, em Leiria. 

Este sábado a companhia mostra ao vivo Da Cruz One Man Band Foto: Encerrado para Obras

Para dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, a Encerrado para Obras tem já agendada para as 16 horas a apresentação online do teatro científico “Quimicomic”, destinado a todas as faixas etárias, mas sobretudo para os mais jovens.

Acompanhe aqui.

InMusic #Ficaremcasa

O projeto InMusic, do músico e maestro Mickael Faustino, passa do palco do Teatro Miguel Franco para a internet. A partir de sábado, 21 de março, e todos os dias pelo menos até 27 de março, sempre às 19 horas, será apresentada uma conversa à volta da música com um instrumentista convidado. 

O primeiro músico a participar é o flauta solo da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Nuno Inácio.

Depois, seguem-se o clarinetista Telmo Costa (22 de março), o oboísta João Miguel Silva (dia 23), a cantora Francisca (dia 24), a violinista Ana Pereira (dia 25), a acordeonista Inês Vaz (dia 26) e a fisioterapeuta Marta Crespo (dia 27). 

Mickael Faustino promete que este InMusica #Ficaemcasa terá continuidade, com outros convidados a anunciar.

Veja aqui.

Instituto Jovens Músicos dá concertos familiares

A escola de música da Caranguejeira está a reagir à Covid-19 com uma intensa programação online, através do Facebook, lançando dicas, adivinhas e desafios aos seus alunos (abertas a toda a população. 

Diariamente, às 15 horas, é divulgado um vídeo “Os ‘concertos’ lá de casa”, em que a comunidade do IJM partilha uma atuação caseira. 

Visite aqui.

CIBA nas conversas sobre Turismo Militar

A Associação de Turismo Militar Português, com sede em Tomar, também lançou uma programação alternativa, que arranca dia 25 de março, às 16 horas.

O diretor do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), João Mareco, é o primeiro convidado das “Conversas de sofá com o Turismo Militar”, que são abertas a todos e onde se vai falar das diversas vertentes deste segmento turístico.

A conversa pode ser acompanhada na plataforma Zoom, com o código 402 873 805 ou neste link.

“Play It Safe” ajuda artistas

O fim de semana está a chegar e, com ele, há muitas propostas culturais para inspirar os dias de confinamento.

Este sábado, 21 de março, arranca a plataforma “Play it safe”, que nasce por iniciativa da Omnichord Records, de Leiria, e do serviço de música ao vivo por subscrição Gig Club, para promover concertos pela internet, incentivando o público a retribuir os artistas. 

Noiserv, Surma, Alex d’Alva, Cassete Pirata, First Breath After Coma, Luís Severo ou The Legendary Tigerman são alguns dos vários artistas que já se inscreveram, mas a lista de aderentes não pára de crescer. 

Além de programas de rádio com playlist desenhada pela Gig Club e outros de autor, serão transmitidos concertos, convidando quem está a ver a fazer um donativo, diretamente ou através da compra de discos e merchandise. A organização assegura que as receitas revertem totalmente para os artistas.

“Play It Safe” está aqui.

Festival #EuFicoEmCasa

Até domingo, dia 22, decorre entre as 17 horas e as 23h30, o festival #EuFicoEmCasa, que mobiliza dezenas de artistas nacionais.

Através do instagram dos próprios artistas, é possível ver horas de concertos todos os dias.

Até domingo ainda há para ver Pedro Abrunhosa, Ana Bacalhau, Capicua, Carolina Deslandes, The Legendary Tigerman, David Carreira, Fausto, Ana Moura, Tiago Bettencourt, entre diversos outros.

Confira a programação integral e hora a hora aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados